Qual a empresa?
Categorias mais buscadas: ver todas as categorias

Artigos

Por que projetos sociais tornam as empresas mais atraentes?

30/07/2014 -

Muitas organizações realizam grandes investimentos em ações de marketing e comunicação, mas esquecem de que existem outras opções que geram exposição de seus nomes na mídia, fortalecendo suas marcas no mercado e na comunidade em que atuam. É o caso dos projetos sociais. Por que não destinar parte dos recursos ou, principalmente, tempo para promover uma campanha de doação de sangue ou mutirões para arrecadar donativos para creches e lares de idosos, patrocinar um atleta, uma ciclovia, ou até fazer a manutenção de uma praça ou de uma escola pública?

Existem muitas ações que podem projetar a imagem da organização como ambientalmente responsável, além de mostrar sua contribuição para o desenvolvimento social. O que antes era uma alternativa, com a concorrência cada vez mais acirrada, torna-se imprescindível para desenvolver e fortalecer a marca, independente do porte ou setor de atuação.

Um pequeno hotel do interior do Paraná, por exemplo, faz constantemente a capacitação de cozinheiros e arrumadeiras. Nesses treinamentos, inclui também pessoas da comunidade, além de doar os alimentos que não utilizam. A reputação do empreendimento na cidade é ótima: ele é conhecido pela sua contribuição à população local. Ações de capacitações são ideais para pequenas empresas de TI, por exemplo, que precisam de mão de obra qualificada e muitas vezes não a encontram no mercado.

O desenvolvimento de parcerias também é essencial para algumas ações. Um comércio de materiais elétricos ou de construção, por exemplo, pode aliar-se a uma indústria de lâmpadas e fazer uma oferta: quem levar lâmpadas queimadas poderá trocá-las por por novas, com desconto. É uma ação de cidadania, que pode ser adaptada e replicada em outros tipos de negócio e aumentar a visibilidade da empresa, bem como evitar que resíduos indesejáveis acabem sendo descartados incorretamente no lixo comum, contaminando o meio ambiente.

Hoje, quando o consumidor tem a opção de fazer negócio com uma organização ambientalmente correta, que apoia ou contribui para a melhoria de seu entorno, e outra que vende o mesmo produto, mas não pensa nesses aspectos, sua decisão é muito clara. Afinal, os consumidores cada vez mais percebem que suas escolhas também contribuem para um mundo melhor.

Além disso, inserir os colaboradores em projetos sociais é uma forma de valorizá-los e engajá-los. Empresas que cedem horas de trabalho do colaborador para que ele possa trabalhar como voluntário, apoiando causas que acredita, faz com que ele saia da rotina, areje a mente, exerça a cidadania e sinta-se envolvidos em causas, elevando sua auto-estima por meio da ajuda ao próximo.

Com a diversidade de gerações presentes nas corporações e o crescente ingresso de jovens das chamadas gerações Y e Z, que necessitam se sentir mais comprometidos e motivados, envolvê-los em projetos sociais faz com que desenvolvam outras competências, promovendo a satisfação pessoal.

É claro que realizar projetos sociais não exclui a necessidade de ações de marketing. Mas dosar os esforços e tratá-los como atividades complementares traz reconhecimento para marca, pode ser um diferencial para os consumidores e tem a vantagem de atrair colaboradores que buscam o engajamento em uma causa coletiva – o imperativo de uma nova era que se configura.

* Jairo Martins é engenheiro eletrônico formado pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica com especialização em Marketing e Propaganda pela Faculdade de Administração e Economia de Curitiba (PR) e MBA em Gestão Empresarial pela Duke University. Trabalhou por mais de 20 anos como executivo da área de telecomunicações na Siemens do Brasil e da Alemanha. Atualmente, é superintendente-geral na Fundação Nacional da Qualidade (FNQ).


Por que projetos sociais tornam as empresas mais atraentes?





Voltar Índice de Artigos
Coloque sua empresa na internet! Hot Sites EmpresasVALE
ApoioIncubadora Tecnológica UnivapSão José dos CamposSebrae SPCIESPUnivapParceirosACI SJCACI SP


São José dos Campos, SP - Brasil

2000 - 2014 | EmpresasVALE® - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por: Sites&Cia