Qual a empresa?
Categorias mais buscadas: ver todas as categorias

Artigos

Quatro passos para transformar conhecimento em estratégia

13/12/2013 -

As empresas geram informações de forma contínua. A maneira como esses dados são gerenciados, disponibilizados e utilizados por  todos os envolvidos garante a boa governança do negócio. No ambiente empresarial, o conhecimento gerado auxilia na estruturação do planejamento estratégico, na comunicação com as partes interessadas e na correta tomada de decisões – fatores cruciais para se atingir a excelência da gestão. De acordo com o Modelo de Excelência da Gestão® (MEG) disseminado pela Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), o item “Informações e Conhecimento” é um dos oito critérios de excelência. Confira a seguir os principais passos para gerenciar de maneira estratégica as informações e conhecimento gerados dentro do negócio.

1. Identifique as informações necessárias e adequadas ao perfil ou segmento da sua empresa. Esses dados permitem um bom planejamento, execução e tomada de decisão. Podem abranger resultados históricos do desempenho operacional, metas, aprendizados, atuação da concorrência etc. O sistema pode ser simples e composto por planilhas,  gráficos, procedimentos e manuais.

2. Compartilhe com os colaboradores as informações necessárias para que eles possam realizar suas atividades. Essa disseminação de dados também pode ocorrer entre os colaboradores, pois isso ajuda as empresas a manterem o conhecimento gerado, evitando que este se perca no caso da ausência ou desligamento de um colaborador.

3. Adote diferente maneiras de compartilhamento: repasse os treinamentos realizados entre todos os colaboradores; realize reuniões de aprendizado; apresente as melhorias e inovações implementadas pela empresa para os colaboradores; disponibilize os dados em murais, painéis e intranets, facilitando o acesso e criando uma gestão transparente.

4. Esteja atento à segurança das informações. Isso inclui cuidados ao atualizá-las e regras para confidencialidade. A correta disponibilização do sistema de informações, seja de forma eletrônica ou impressa, engloba regras para o seu acesso, que devem constar no código de conduta da empresa, para que todos os colaboradores saibam de seus deveres e responsabilidades.

5. É imprescindível conhecer seus concorrentes e as práticas executadas por eles. A partir dessa análise, torna-se possível realizar uma comparação com outras empresas do mercado, definindo e implantando estratégias que possam garantir diferenciais competitivos para a organização.

* Jairo Martins é engenheiro eletrônico formado pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica com especialização em Marketing e Propaganda pela Faculdade de Administração e Economia de Curitiba (PR) e MBA em Gestão Empresarial pela Duke University. Trabalhou por mais de 20 anos como executivo da área de telecomunicações na Siemens do Brasil e da Alemanha. Atualmente, é superintendente-geral na Fundação Nacional da Qualidade (FNQ).

Quatro passos para transformar conhecimento em estratégia


Voltar Índice de Artigos
Coloque sua empresa na internet! Hot Sites EmpresasVALE
ApoioIncubadora Tecnológica UnivapSão José dos CamposSebrae SPCIESPUnivapParceirosACI SJCACI SP


São José dos Campos, SP - Brasil

2000 - 2014 | EmpresasVALE® - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por: Sites&Cia