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Quatro segredos para entender o consumidor

29/10/2012 -

Famosa por métodos “extremos” de pesquisa usados para conhecer os hábitos e a mente do consumidor, a agência americana de design Continuum abriu alguns de seus segredos à jornalista Minda Zetlin, que mantém o blog Start Me Up no site da revista Inc. Aqui estão os quatro métodos principais adotados pela Continuum:

1. Use tecnologia para ver além
Quando a Tetra Pak pediu um projeto de aprimoramento de suas embalagens para sucos, a agência decidiu investigar algo que nem sequer passa pela cabeça da maioria dos mortais: como, afinal, as pessoas bebem suco? O instrumento da pesquisa foi uma garrafa equipada com uma microcâmera no fundo. Uma das descobertas foi que os indianos, acostumados a compartilhar a bebida, não tocam os lábios no recipiente. Eles jogam a cabeça para trás e despejam o suco dentro da boca. A Tetra Pak topou criar uma embalagem um pouco diferente especificamente para o mercado indiano.

2. Experimente em você mesmo
Nos testes de uma sonda para diabéticos injetarem insulina nos braços sem precisar usar as mãos, os pesquisadores se submeteram à rotina diária de injeções (contendo uma solução salina inócua) com agulhas de diferentes tamanho. Os pesquisadores sentiram na pele, literalmente, o incômodo de algumas delas.

3. Construa simulações em tamanho natural
Para redesenhar o saguão de um Holiday Inn, a Continuum simulou o ambiente real dentro de um hangar de aviões fora de uso. Isso permitiu que os pesquisadores entendessem por que tantos hóspedes preferiam comer ou fazer reuniões em restaurantes ou bares das redondezas: o café do hotel era mal projetado. No novo desenho, as mesas foram distribuídas mais longe umas das outras e passaram a ter uma vista melhor do playground, para que os hóspedes não fiquem preocupados com o que seus filhos estão fazendo.

4. Saia a campo
O grande ovo de Colombo descoberto pela Continuum surgiu durante a pesquisa para atender o pedido de um novo produto de limpeza, feito pela Procter & Gamble. Só com a observação “em campo” os pesquisadores se deram conta de que, para limpar direito o chão, as pessoas tinham que se sujeitar à desagradável prática de ajoelhar-se e fazer força com os braços. Foi aí que criaram os produtos Swiffer, cabos equipados com panos especiais que, por ação eletrostática, “sugam” a poeira.


* Márcio Ferrari é editor da Pequenas Empresas & Grandes Negócios e gosta de pesquisas, números e filosofia

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