Chegou o dia de preparar sua apresentação, e você certamente já começou selecionando as imagens mais legais para impactar as pessoas. Pode parar.
Então você resolveu escolher logo o software mais louco que existe para que todos julguem sua apresentação como a mais inovadora do evento, certo? Apenas pare.
Que tal buscar informações sobre quem irá assistir a sua apresentação? Claro, não é uma tarefa simples e tampouco estou dizendo que você deve conhecer pessoa por pessoa, mas existem formas mais simples de se conhecer o perfil geral de quem estará lá na hora em que você se apresentar esta etapa é tão importante que ditará algumas diretrizes para você seguir na hora de construir sua apresentação.
Comece refletindo sobre que tipo de relacionamento você quer estabelecer: pode ser como um líder (que motiva as pessoas e aponta a direção), ou um pensador (que traz reflexões e perguntas profundas que estimulam as pessoas a pensarem), talvez um herói (que identifica um problema e não apenas mostra a solução como também os resultados de sua ideia).
As perguntas que oferecemos abaixo não representam uma fórmula geral, mas sim um guia interessante para te ajudar na hora de buscar entender a audiência:
Como eles são?
Região, sexo, profissão e escolaridade costumam ser os principais pontos nesta questão. Ponha-se no lugar dela e procure descrever como é sua vida, imagine a visão e percepção destas pessoas ao te assistirem.
Por que eles estão aqui?
Talvez você esteja participando de um evento e faça parte de um line-up com outros profissionais, ou então você é o único que irá falar – independente da situação, qual a razão deles estarem lá naquele momento? Por que eles vieram assistir a sua apresentação (ou por que eles julgaram que deveriam ir para te assistir)? Eles podem estar entusiasmados pelas palestras ou então serem obrigados a comparecer (como, por exemplo, eventos de faculdade, que os alunos precisam comparecer para ganhar pontos).
O que lhes perturba?
Todos possuem algo que os incomoda, tanto nas características de uma apresentação (como slides cheios de texto e com fonte minúscula até um apresentador sem carisma) quanto em suas carreiras. Faça com que sua audiência saiba que você se importa, e busque uma solução para eles.
Como eu posso resolver o problema deles?
Que tipo de informação que você irá apresentar que fará com que eles saiam satisfeitos? Reflita em como você poderá, de fato, justificar a presença deles e fazer com que eles pensem que te ouvir/assistir foi uma decisão correta e vantajosa.
O que você espera deles?
Alguns querem gerar perguntas ao final, outros querem suprir todas as dúvidas e outros querem fazer escorrer uma lágrima de emoção e fazer todos saírem inspirados – o que você quer?
Como eles devem resistir?
Quais são os obstáculos que podem existir entre eles e você? Ou o que pode dificultar eles de compreenderem sua apresentação ou aderirem a sua ideia?
Qual a melhor forma de atingi-los?
Cada um tem uma forma de receber e processar uma informação, característica facilmente influenciada por tudo, desde a disposição do ambiente até ao palco em que você irá se apresentar – entenda o local, os recursos oferecidos e o que haverá no ambiente para conhecê-lo melhor.
Lembre-se que você pode ser o melhor profissional, trabalhar na empresa mais desejada e ter as melhores ideias, e nada disso importará se você não considerar os pontos acima: sem plateia, um apresentador é nada.
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