Sonhos se tornam realidades com mais frequência do que muitos imaginam. Ninguém deve parar de sonhar porque não sabe como chegar lá. O grande desafio é assumir a reponsabilidade por sua vida e carreira. Determine o que você quer alcançar, sem preocupação com o “como” alcançar. O “como” a sua mente dará um jeito. Transforme as boas intenções em propósitos, afinal, a gente pode fazer tudo que quiser. Segundo a Neurociência, em nossa essência existem todas as possibilidades e a escolha é nossa.
A responsabilidade de cada um é assumir o comando da sua vida e comprometer-se com o seu próprio destino. “O mundo se afasta e dá passagem para o homem que sabe aonde vai”, porém infelizmente, cada vez mais encontramos pessoas na casa dos 40 anos sem referências e sem rumo, desperdiçando os seus talentos e o tempo que não volta mais. O presente só tem sentido, vivido em função do futuro. Como você se enxerga daqui a cinco anos?
Na vida há crenças que são limitantes e outras impulsionadoras. As dificuldades de alguns não residem nas adversidades, mas nas suas crenças limitantes. Só há uma pessoa capaz de limitá-lo – você mesmo. Nada muda se você ficar sentado no sofá, na frente da televisão, vendo novela todas as noites. Para Thomas Edson o sucesso é determinado por 1% de inspiração e 99% de transpiração.
A verdadeira performance é ir além do esperado. O sucesso vem antes do trabalho só no dicionário, pois na ordem alfabética o “s” vem antes do “t”. Quase sem exceções, atrás de todas as grandes realizações há foco, ação e melhoria contínua. Ninguém nasceu sabendo. Sabe-se que a evolução comportamental é mais lenta do que a tecnológica. Por isso é preciso urgentemente identificar e aumentar rapidamente as suas competências.
Nossa participação na mudança das pessoas é muito menor do que pensamos. A vida muda quando o indivíduo muda. A chave das grandes realizações, com muita frequência, começa com a descoberta e paixão por um objetivo. Quem não sabe o que quer, como vai reconhecer quando chegar lá?
Relevante é o que contribui para alcançarmos os objetivos. Quem quer ter sucesso põe mais foco nas metas do que nas dificuldades. Os novos tempos requerem o aumento do potencial humano e muita inovação. A evolução, a mudança e a transformação só são aceleradas quando o indivíduo aplica mais energia para reforçar os seus pontos fortes do que para melhorar os seus pontos fracos.
Muitas vezes a visão que a pessoa tem do problema é que é o problema. Muitos desconhecem que nossa mente é dotada de um mecanismo automático perseguidor de objetivos, que não dorme. Motivo porque desperdiçam o precioso potencial dos seus cérebros deixando de definir a situação atual versus a situação desejada, e o que deve ser feito para atingir os objetivos.
Na ânsia por alcançar o sucesso, não mate a “galinha dos ovos de ouro”, que é você. Equilibre a roda da vida, determine mini-metas em direção ao topo, saboreie e comemore as pequenas vitórias com as pessoas que você ama. Pois, o bom da vida é a doce ilusão da caminhada.
* Soeli de Oliveira é consultora e palestrante do Instituto Tecnológico de Negócios, nas áreas de marketing, varejo, atendimento e motivação. E-mail: soeli@sinos.net – Novo Hamburgo – RS.
Voltar | Índice de Artigos |