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Tendências no Varejo

17/12/2009 -

A tecnologia vem mudando e vai mudar ainda mais o comportamento do varejo. 



Os clientes freqüentemente estão mais bem informados que os vendedores.


A grande quantidade de informações disponíveis on-line, distante apenas de um click de mouse, vem modificando a maneira de se adquirir produtos e serviços.


Segundo os modernos gurus do marketing existem seis marcantes tendências no varejo:



1)     
Conveniência

2)
     
Customização

3)     
Indulgência

4)     
Inovação

5)     
Varejo Sensorial


6)      Foco Obsessivo nos Clientes



Conveniência



A regra agora é pensar na conveniência dos clientes, não da empresa.



Clientes com pouco tempo buscam facilidades, por isso, comprar em sua loja deve ser algo: fácil, rápido, simples, prazeroso, interativo e personalizado.



As vendas via internet são mais uma conveniência. Não seja o último a disponibilizar esse canal de acesso. Mais do que um canal de vendas um site é uma excelente ferramenta para divulgação e demonstração de produtos, além de facilitar relacionamentos.



Customização



Com a massificação da produção e distribuição em alta escala, as pessoas querem se sentir diferentes e únicas.




Indulgência



Na corrida para ter mais, as pessoas com freqüência trabalham e estudam até a exaustão, se privando muitas vezes do lazer e do convívio familiar. Neste contexto, estão dispostas a pagar mais por produtos e serviços que ofereçam algum tipo de recompensa emocional, que sem dúvida é uma alavanca para o crescimento do mercado de luxo.



Inovação



As pessoas estão atrás de novidades e consomem constantemente itens que já possuem.



A realidade de hoje é mudanças, mudanças e mudanças.

As empresas precisam aprender a conviver com elas e também a se reinventar e a se recriar, se não perderão espaço para os mais adaptáveis.



Varejo Sensorial



A experiência de compra tem que ser marcante.



A preocupação agora é entender as necessidades e anseios dos clientes antes e melhor do que os concorrentes, para proporcionar-lhes uma melhor experiência de compra antes que a concorrência o faça.



Diante do fato de que o varejo está se tornando cada vez mais sensorial, como aumentar as vendas, a produtividade e a lucratividade?



Os produtos devem ser expostos ao alcance dos clientes, dentro de condições que eles possam manuseá-los, buscando-se envolver todos os sentidos: visão, audição, tato, olfato e paladar no processo de compra.



Foco Obsessivo nos Clientes



A alta gerência deve orientar a equipe a colocar-se a serviço dos consumidores.



Os consumidores na maioria das vezes sabem o que precisam, mas diante de tantas opções não sabem o que melhor satisfaz as suas necessidades, e para isso, precisam da ajuda de competentes consultores.

E você caro empresário, diante destas novas tendências, já despertou para a necessidade das mudanças?

Autor: Soeli de Oliveira


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