Enquanto conversava com uma recém-formada sobre oportunidades de negócios e planos para o futuro, o colunista da revista Inc. Ron Burley percebeu que, no discurso da garota, havia bastante entusiasmo – e muito medo também. Graduada em administração de empresas, ela começava naquele momento uma nova fase de sua vida, repleta de expectativas e apreensões.
“Ela estava certa ao sentir um pouco de medo”, diz Burley, em sua coluna no site da publicação. Apenas o conhecimento acadêmico não é garantia de sucesso quando se começa um negócio. Para se sair bem como empresário, são necessárias outras habilidades, daquelas que não costumamos colocar no currículo. Usando sua experiência como advogado especializado em direito do consumidor e empreendedor em série, o colunista enumera três delas:
Perseverança
Quando se vê um futuro incerto à frente, é normal ter medo. Existem algumas pessoas, no entanto, que, quando se veem diante daquilo que é duvidoso, escolhem não fazer nada. “Elas sempre falam para os outros sobre seus grandes planos, mas não conseguem reunir forças o suficiente para tirá-los do papel e colocá-los em prática”, diz Burley.
Nos negócios, perseverança significa olhar sempre em frente, dando um passo de cada vez e enfrentando as dificuldades conforme elas aparecem. Para o colunista, muitas pessoas fracassam durante esse percurso porque desistem logo no primeiro obstáculo. “Toda grande história de empreendedorismo conta com pelo menos um episódio em que a pessoa precisou ser perseverante para superar um desafio”, diz.
Dica: Todos os dias faça pelo menos uma coisa que te coloque mais perto do seu objetivo. Se conseguir cumprir isso, no final do ano, você terá dado quase 400 passos em direção ao seu destino.
Respeito
Existem muitas ideias de negócios que podem ser mudadas ou melhoradas. Mas isso não significa que todas sejam assim. “A roda já foi inventada e funciona muito bem exatamente do jeito que está”, diz Burley. Toda indústria, todo segmento tem uma história. Estude-a. Entenda e respeite o que foi feito antes da sua empresa. Só assim você será capaz de reconhecer novas oportunidades e as deficiências do setor. Além disso, poderá também evitar tomar decisões ou medidas que não deram certo no longo prazo.
Dica: Procure conversar com pessoas que trabalham há mais tempo no ramo em que você deseja atuar. Leve-os para tomar um café e anote tudo o que dizem. O objetivo aqui não é copiá-los, mas sim aprender com suas experiências, erros e sucessos.
Inovação
É claro que você precisa estar pronto quando uma oportunidade “bater na sua porta”. Mas, em tempos econômicos difíceis, você pode estar perdendo tempo esperando. Você devia estar fazendo. Crie a sua própria oportunidade, com um pouco de inovação pessoal.
Para Burley, inovação é uma forma especializada da criatividade, em que se cria algo novo e, principalmente, útil. “Mandar um bolo de aniversário para o CEO da empresa com a qual você quer fechar negócio pode ser criativo, mas dificilmente será útil. Para ser produtivo e inovador nessa situação, você precisa pensar em uma ideia ou método que te dará todas as chances de alcançar seu objetivo”, diz o colunista.
Dica: Pergunte a você mesmo quais sãos as necessidades dessa pessoa e descubra como você pode solucioná-las de um jeito criativo e inovador.
* Autor desconhecido do site www.papodeempreendedor.com.br
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