Qual a relação entre turismo e sustentabilidade? Embora a conexão entre os dois conceitos ainda seja estabelecida com pouca freqüência, existe algo essencial que os une: tanto um quanto o outro são fundados no relacionamento do ser humano com o planeta.
No Brasil, mesmo que ainda percebido como um segmento periférico da economia, o Turismo começa a ser reconhecido por seu potencial de contribuição para o desenvolvimento do país.
A indústria desse setor, além de ser um importante pilar do processo de globalização, possui uma vasta cadeia produtiva que se subdivide em diversas categorias, nas quais, de um jeito ou de outro, sempre encontram um usuário final.
Não importa se é turismo de negócios, rural, ecológico, religioso, de aventura, familiar ou até mesmo o recente - e para poucos - turismo espacial, sempre haverá lugar, forma e opções suficientes para atender a esta crescente demanda.
A sustentabilidade por sua vez, reflete um desenvolvimento econômico eficaz, socialmente justo, contínuo e sem prejuízo ambiental - isto é, ecologicamente ponderado. Neste sentido, a vinculação entre turismo e sustentabilidade é essencial e complementar.
Turismo significa muitas vezes realizar sonhos, onde o descobrimento e a troca de conhecimentos são partes integrantes desta experiência. É exatamente o relacionamento entre turistas e os destinos turísticos que traz a este segmento a conveniência e a necessidade da aplicação dos conceitos de sustentabilidade.
Para isso, no entanto, é preciso que a oferta esteja estruturada para um receptivo sustentável e a demanda conscientizada para exercer o turismo responsável.
Não existem muitos outros países que possuam a diversidade cultural, étnica, ambiental e geográfica, numa configuração tão harmoniosa como no Brasil; assim como não encontraremos muitos outros povos genuinamente hospitaleiros como o nosso.
Mas é pela carência de infraestrutura e recursos humanos que perdemos a possibilidade de figurar entre os principais destinos turísticos do mundo. Ao mesmo tempo em que alguns fatores positivos nos tornam únicos, são os negativos que prevalecem na avaliação e escolha final.
Quem senão nós mesmos para transformar esta situação e garantir o desenvolvimento, preservar os atributos de nossa terra e valorizar as características de nosso povo?
Acredito piamente que o turismo seja uma excelente indústria para, em toda sua cadeia de valor, implementar ações inovadoras e sustentáveis, além de ser uma das melhores formas de disseminar os conceitos de sustentabilidade em todos os níveis sociais.
Neste cenário podemos concluir que Turismo Sustentável é a combinação perfeita para o desenvolvimento com base em um crescimento econômico e equitativo, com respeito às tradições e costumes locais, que incentive a preservação da história, da biodiversidade e que, principalmente, proporcione uma relação de respeito, dignidade e orgulho entre as pessoas (turistas) e as comunidades (destinos turísticos).
Julio Bin é Superintendente de Produtos para a Sustentabilidade do Banco Real
Fonte: Último Segundo IG
Voltar | Índice de Artigos |