Qual a empresa?
Categorias mais buscadas: ver todas as categorias

Artigos

Um erro brilhante

09/12/2011 -

Ninguém gosta de errar. Diante do fracasso, a primeira reação é sempre a mesma. Raiva. Decepção. Frustração. E, sobretudo, a infinita cobrança: como eu deixei isso acontecer? Algumas pessoas, porém, lidam melhor com o erro do que outras. Para elas, o erro nada mais é do que uma consequência de estar vivo. Quer dizer, se você levantou da cama hoje e saiu para a rua, pode ter certeza de que, cedo ou tarde, cometerá algum erro. Se decidiu abrir uma empresa, então, pode ter certeza de que cometerá MUITOS erros. E não há nada demais nisso.

O erro em si não tem importância: o que importa é o que você faz a partir dele. Quem diz isso é Paul J. H. Shoemaker, professor da Wharton School e autor do livro Brilliant Mistakes (Erros Brilhantes, ainda não lançado no Brasil). Segundo ele, a maioria das pessoas, diante de um fracasso, se concentra apenas nos custos: não consegui o cliente, perdi um fornecedor, não convenci o investidor etc. O que elas não percebem é que os benefícios podem ser bem maiores do que as perdas.

“Talvez o resultado ruim seja apenas uma maneira de o universo te dizer que você não avaliou bem a situação, e não escolheu o melhor caminho possível”, diz o autor. Segundo ele, esse é o momento ideal para quebrar antigos padrões e tentar enxergar a situação sob diferentes pontos de vista, imaginando outras opções de conduta. Talvez seja necessário mudar o estilo de negociação ou talvez aquele cliente não fizesse mesmo parte do seu público-alvo. E quem sabe você está procurando aportes no lugar errado? Essa análise é o que vai transformar o erro em acerto. Quando tiver que enfrentar uma nova situação do mesmo tipo, estará muito mais bem preparado para lidar com o problema – e, quem sabe, pode até ser bem-sucedido.

Claro, é mais fácil falar do que fazer. Como ignorar a intensa frustração e seguir em frente, como se nada demais tivesse acontecido? Bom, é essa a questão: nada demais aconteceu. Na minha experiência, as pessoas costumam transformar erros (pequenos ou grandes, tanto faz) em pequenas tragédias, fatos chocantes e totalmente extraordinários, que jamais poderiam ter ocorrido. O que elas esquecem é que erros não são extraordinários, e muito menos surpreendentes. Erros acontecem todos os dias. Então, aproveite para tirar o máximo proveito deles. Sua empresa agradece.


Voltar Índice de Artigos
Coloque sua empresa na internet! Hot Sites EmpresasVALE
ApoioIncubadora Tecnológica UnivapSão José dos CamposSebrae SPCIESPUnivapParceirosACI SJCACI SP


São José dos Campos, SP - Brasil

2000 - 2014 | EmpresasVALE® - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por: Sites&Cia