É fácil notar, principalmente, nos últimos tempos, uma crescente preocupação por parte das empresas em geral, em tratar de uma forma mais adequada questões relativas ao meio ambiente.
Não é raro ouvirmos nas chamadas comerciais de algumas organizações, a divulgação de ações em prol da perpetuação do meio ambiente... do tipo ”a cada x produtos vendidos, são plantadas 10x árvores”.
Não há dúvidas que estas ações são muito louváveis, e muitas vezes nos passa uma impressão de: “o mundo está mudando... e para melhor”.
Isto é muito interessante e realmente promissor... no entanto... será que isso é tudo?
Ora, pois... o meio ambiente possui uma importância quase que incomensurável para todos nos habitantes deste planeta...
..e possui mesmo...
mas, a freqüência com que ouvimos, estes tipos de chamadas, pode, eventualmente, “passar” um falso entendimento que simplesmente cuidar do meio ambiente, mais precisamente da vegetação, florestas, etc... seja tudo... o mais que o suficiente.
Pois, não é...
Escondida nestas ações há muitas outras que estão “atrás” de um termo cada vez mais popular em nossos dias, a SUSTENTABILIDADE.
Sustentabilidade, sim, é o que as empresas querem demonstrar... no entanto não é possível simplificar isso com a simples plantação de arvores, ou, para se ir ao que, para muitas organizações, realmente importa, a obtenção dos tais créditos de carbono.
Sustentabilidade é muito mais que isso... pois trata do meio ambiente, mas também de muitos outros agentes nele inseridos, e diante disso, não pode, JAMAIS, se limitar a uma série de ações que são revestidas apenas do “politicamente correto”.
Poucas empresas desenvolvem realmente os conceitos que suportam a sustentabilidade e algumas delas, eventualmente, começaram a realizar estas ações, de forma natural, sem focar, necessariamente a obtenção deste aviso: “AQUI HÁ SUSTENTABILIDADE, PODE ENTRAR”
O segredo, bem... a meu ver, não há segredos...
Está ok... pois bem... precisamos nos preocupar não em alcançar a sustentabilidade por si só, mas sim, necessitamos efetivamente desenvolver AÇÕES SUSTENTÁVEIS...vale a pena investir nelas... e aí sim, obter grandes retornos.
Autor: José Renato Sátiro Santiago
Voltar | Índice de Artigos |