Um bom empreendedor deve fazer de si mesmo uma marca, mas para ganhar credibilidade, tem que ser verdadeiro.
Ao longo desses 25 anos de empreendedorismo, entendi que o nosso nome conta tanto quanto as nossas idéias. Um nome forte e bem posicionado ajuda a captar investidores, traz credibilidade e facilita um pouco as negociações. E isso é evidente: você aposta em marcas desconhecidas ou prefere marcas conhecidas onde sabe o que esperar?
É por isso que eu insisto que um bom empreendedor deve fazer de si mesmo uma marca. Não importa à frente de qual empresa ou produto estamos no momento, se mudamos de área ou se estamos começando um business porque, se já construímos um nome, temos um imenso patrimônio e precisamos fazer bom uso disso.
Mas como é que se constrói uma marca pessoal? Do mesmo jeito que construímos uma marca para nossos negócios! Exige dedicação e muita verdade. Não podemos fazer parecer ser o que não somos. Para ganhar credibilidade, tem que ser verdadeiro.
E, a partir disso, temos que destacar com ações quais são os nossos valores, nossa conduta e nosso método pessoal de fazer as coisas. Isso tudo precisa ser coerente e seguir um DNA ao longo de toda a carreira. No meu caso, por exemplo, sempre trabalhei com ativos naturais. Na carreira de dentista, tratava canal com homeopatia, na Phytovervas, inaugurei os cosméticos com ativos naturais aqui no Brasil, na éh Cosméticos investi nos naturais e orgânicos e na beauty´in criei os aliméticos, um jeito natural de ficar bonita e saudável, com bebidas, chás, balas e cubos de cereal orgânicos, com colágeno e vitaminas.
E tudo isso, quem somos e nossas características mais marcantes, precisa estar claro e acessível. Seja no seu modo de se apresentar, no discurso da sua empresa, em um site pessoal, no seu Twitter, no seu perfil do Linkedin, Facebook ou Google +.
Então, crie sua estratégia pessoal. Faça do seu jeito e imprima sua assinatura.
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