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Colunistas: Marcelo Ortega

2012 não será o fim do mundo. Tendências da área de vendas

2012 não será o fim do mundo, como previsto nas obras de ficção. É o ano da renovação. Em vendas, minha área de especialização e onde vivi minha carreira profissional por mais de 20 anos, as mudanças já estão acontecendo há pelo menos 5 anos. As mais importantes tendências a se consolidarem no ano que se inicia serão:

• Era da Informação e do Conhecimento. Diferenciação pela Inovação

2012 é o ano em que se consolidará ainda mais a importância da informação e do conhecimento entre os profissionais de vendas. O mundo dos negócios passará a ser cada dia mais competitivo e a diferenciação está na relação de confiança, baseada em Know-How do vendedor de cada empresa. Não haverá mais espaço para improvisações, aliás já não há. O Consumidor muito mais bem informado demanda gente preparada para informá-lo, atendê-lo bem respondendo a todas as suas dúvidas e o ajudando a conquistar o retorno esperado com sua aquisição.
Inovar cada vez mais é preciso, e não custa muito. Atendimento extraordinário, relações humanas, esforços extras pelo cliente contarão cada vez mais.

• Descentralização de poder (Empowerment), Valorização do Indivíduo e Valorização da Qualidade de Vida

Nunca se falou tanto em pessoas. O ser humano está em evidência na competição, na venda e no relacionamento essencial para o sucesso de qualquer negócios. Produtos parecidos, preços similares, qualidade equiparada só podem resultar numa mudança significativa de posicionamento, para não criarmos commodity. O capital humano é mais importante que um estoque de produtos maravilhosos e até mesmo que a marca forte de sua empresa. As pessoas clamam por valorização pessoal e profissional, por treinamento e desenvolvimento. Elas precisam saber de seu importante papel na venda de qualquer produto ou serviço, pois os maiores concorrentes de todos nós são: o Google, o consumidor ou cliente desinformado ou a falta de preparação do vendedor.

• Ascensão do Capital Intelectual , Globalização da Concorrência, Aumento da Informalidade, Virtualização do Mundo, Crescente Desregulamentação

A rotatividade em vendas deve diminuir nos próximos anos, mas em 2012 é de se esperar ainda um alto turn-over entre vendedores e líderes. A informalidade na contratação e modelo de parceria empreendedora deve ser ainda mais forte. As empresas estarão muito mais dispostas a oferecer trabalho em vez de emprego. Profissionais de vendas devem sair da zona do conforto de uma vez por todas, buscando serem protagonistas desta mudança nas relações contratuais. Ter sua própria empresa é uma boa demonstração de profissionalismo e ajuda na hora de conquistar um novo trabalho. Mas isso não é tudo. Será preciso investir mais, em fatores cruciais para o bom desempenho do negócio, tal como dedicar-se em desenvolvimento de canais internet e mídias sociais, investir no estudo de produtos, tecnologias, economia e mercado. quem vive de vender deve ser intrapeneur (intraempreendedor).


Contatos através do e-mail: ortega@asasconsultores.com.br
Site: www.marceloortega.com

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