Qual a empresa?
Categorias mais buscadas: ver todas as categorias

Colunistas: Regina Araújo

A Fauna Corporativa

Nesta matéria de hoje quero reforçar o que traz sucesso ou o fracasso de um profissional.
“A diferença entre um problema e uma oportunidade é a atitude. Ela é a forma como eu reajo às coisas que acontecem à minha volta. Tanto em relação aos pequenos, quanto aos grandes problemas e circunstâncias da vida”.
Se comparássemos um escritório a uma floresta, a fauna seria bastante diversa.
“Há todos os bichos. Onde há muita gente, há todas as espécies”.
Existe uma estratégia para lidar e conseguir conviver bem com cada um dos tipos.
È interessante reconhecer quais os animais estão a nossa volta, não para criticá-los, mas sim para agir como coaching e tirar o melhor de cada animal, digo, pessoa.

Quem possui maior sucesso nas organizações são os profissionais que sabem lidar com as diferenças. Nesta matéria cada um pode tirar proveito para uma auto-avaliação. Qual é o seu animal? Como as pessoas te veem? Você é o que realmente aparenta ser? Cabe aqui uma grande reflexão sobre nossa personalidade. Olhar os defeitos dos outros é fácil, difícil mesmo é analisar os nossos. Boa reflexão amigos!

• O tubarão

Ele prefere ser temido a ser amado. Não é uma pessoa expansiva ou falante e muito menos simpática. Não tem muitos amigos. Cada movimento seu é muito bem planejado, tendo em vista um objetivo específico. Que geralmente consegue.

Pontos negativos a serem superados: A possibilidade de promoção é bem maior quando estamos numa posição de liderança e liderança diz respeito a sermos amados e seguidos, sem medos ou coerção.
Como conviver com o tubarão: Mostre-lhe que pode ser respeitado mesmo quando se mostra amigo. Tenha atitudes de carinho, lhe entregue de vez em quando um bombom, chame-o para uma saída com a turma. Procure ignorar e neutralizar os momentos em que age de maneira a intimidar as pessoas. O tubarão poderá mudar se souber que existe outra possibilidade de se impor e ser amado pela amizade.

• O pavão

Faz da promoção, do marketing pessoal, sua maior marca. Egocêntrico, ele adora falar de suas qualidades pessoais e profissionais. E, quando tem conquistas, todos ficam sabendo. Ele esconde, obviamente, todos os seus fracassos, inclusive de si mesmo. Não olha, entretanto, para a própria cauda (seus defeitos), que é normalmente enorme. Pode se perder, também, muito facilmente: enquanto ele se encanta com o espelho, os outros trabalham.

Pontos negativos a serem superados: Enquanto abana suas lindas penas causa muita inveja e incomodo nas pessoas à sua volta. O ser humano é preparado para conviver com pessoas humildes e que tenham vergonha de suas qualidades. Deixe transparecer suas qualidades sem que as pessoas à sua volta percebam. Crie um ambiente para ser reconhecido sem precisar se expor. Não existe nada de errado em fazer seu marketing pessoal, mas cuidado para não passar arrogância e prepotência. Mostre seus méritos pelo trabalho que executa.

Como conviver com a coruja: Aprenda a valorizá-la de forma honesta, mas deixe claro quando ela estiver extrapolando, pode dizer muito á vontade com um tapinha amigo nas costas: “menos pavão, menos”. Ele vai saber que exagerou e levará na brincadeira.

• O pato

É sempre o culpado – ou o suspeito – de tudo de errado que acontece no escritório. Acaba, inclusive, levando a culpa do que não tem origem conhecida. Aprontaram tantas no passado que não consegue se livrar da imagem de criador de encrencas. É aquele que sabe nadar, sabe correr, sabe voar, mas não tem foco, quando chega o caçador é o primeiro a ser caçado. Faz tudo, mas nada direito.

Pontos negativos a serem superados: Procure ter foco e determinação, Faça de sua agenda sua aliada. Use e abuse da organização e mostre-se competente. Quando alguém o acusar de algo que não fez peça uma reunião e diga que se sente incomoda com tal atitude que o afronta como profissional. Posicione-se e exija que te respeitem como bom profissional que é.
Como conviver com o Pato: Busque sempre respostas de sua parte. Dê-lhe prazos que consiga cumprir e peça que anote todas as etapas de seu projeto ou trabalho. Elogie-o quando conseguir cumprir prazos e diga-lhe como ele tem melhorado.

• O golfinho

Para cada trabalho feito ele acha que merece uma recompensa, mesmo que não tenha feito mais que sua obrigação. Quando não recebe o reconhecimento que acha que devia ter, pode ficar frustrado e virar um reclamão, daqueles que nunca estão satisfeitos com nada. Precisa ser sempre elogiado para trabalhar feliz. Corre o risco de ser deixado de lado.

Pontos negativos a serem superados: Procure anotar todas as suas funções diárias, faça um manual detalhado de tudo que deve ser executado. Estude-o e diga várias vezes em voz alta suas obrigações e que fazer bem o seu trabalho é obrigação, mas encantar as pessoas e superar as expectativas é um bom diferencial. Tente sempre fazer um pouquinho mais, assim poderá ser elogiado e massagear o seu ego sem problemas.
Como conviver com o Golfinho: Procure não bater de frente, o golfinho não é má pessoa, não faz por mal, necessita de elogios. Quando iniciar a sessão reclame, faça uma brincadeira do tipo “plim, plim”, e inicia-se a sessão reclames do plim plim. Leve-o para um café e diga-lhe que todos gostam de elogios e que você precisa que ele te elogie. Vai acabar se tocando dessa característica chata e acaba melhorando.

O cachorro

Mesmo tomando broncas ou apanhando de seu dono (o chefe), ele lhe lambe as mãos e está sempre (aparentemente) feliz. Tem tanto medo de perder o emprego que prefere ignorar as humilhações para manter seu status. É o ser menos respeitado do escritório, tanto pelo chefe quanto pelos colegas. É aquele que morre de medo de tudo o que for diferente, Perder o emprego é a morte para ele. Não se imagina sem a empresa e quando questionado se enfia na sua casca e acaba nunca dizendo o que realmente pensa. Características é Indeciso, Inseguro e Medroso.

Pontos negativos a serem superados: Perca o medo de ser demitido. Acredite no seu potencial. Faça cursos, workshops, leia livros. Faça um networking eficiente e imponha-se com os companheiros de trabalho, ao levar uma bronca deixe claro sua insatisfação e diga que não quer mais que isso aconteça aceite as criticas, mas peça sugestões de melhorias. Não aceite criticas sem fundamento.
Como conviver com o Cachorro: Seja claro com o cachorro e diga-lhe como pode melhorar, não o incentive a lamber mãos ou buscar correndo as bolinhas que lhe jogam e pedem para ir buscar. Traga-o para a realidade e mostre que agindo desta forma não vai conseguir promoção alguma e que deve fazer sempre e somente o que é sua responsabilidade.

• O bicho preguiça

Ele gosta de se achar um detalhista criativo, que passa muito tempo pensando no conceito do trabalho e que se debruça sobre cada detalhe. Mas, na verdade, o trabalho não flui nas mãos desse cidadão, seja por que motivo for.

Pontos negativos a serem superados: Procure superar a vontade de refazer o trabalho buscando a perfeição. Teste-se em casa deixando de vez em quando as coisas espalhadas como sapatos jogados, louça suja na pia e coisas que normalmente não conseguiria. Procure ser rápido e eficiente, Use de Proatividade e pontualidade em suas ações.
Como conviver com o bicho preguiça: Dê-lhe prazos e projetos com etapas claras a ser desenvolvido, procure acompanhar passo a passo seu novo desempenho incentivando-o quando cumpre prazos e dizendo que assim esta bem melhor.

• O corvo

Pessimista ao extremo, o corvo é a encarnação da cultura do não. Ele é pior do que o elefante, pois não se move – nem lentamente. Tudo, para ele, vai dar errado, ou não vai dar certo na empresa. É o pior tipo de gente para ter na empresa, porque suga a energia, a criatividade e a iniciativa dos colegas.

Pontos negativos a serem superados: Não vire um disque – problema. Busque livros de auto-ajuda, palestras motivacionais e conviver com pessoas otimistas. Saia de casa, dance, cante no banheiro, erre mais, ria mais, faça coisas que odeie como comer aquilo que detesta mais. Pague micos e king kongs e torne-se uma pessoa normal, cheia de erros e acertos.
Como conviver com o Corvo: Não concorde, Não discorde, Não tente resolver os problemas dele, Seja bom ouvinte, Tenha paciência Se quiser ajudá-lo, tenha compromisso Tenha paciência, Imagine sua tragédia de vida, Leve-o da estagnação para a inovação, Não tente discordar dele. Quando iniciar a ladainha mostre fotos antigas de dinossauros, carros antigos e diga-lhe sempre que se todos pensassem como eles estariam ainda usando as pedras para acender o fogo. Que bom que você tem mudado este pensamento, haja como se ele estivesse se inovando sempre. Chegará uma hora que ele irá acreditar e mudará de atitude.

• O raposa

Pode até ser confundida com o rato, mas a raposa tem muito senso ético. Ela tem muitos amigos e essa rede de amizades lhe ajuda muito na hora de desembaraçar problemas e questões complicadas. Sabe o valor das amizades e também está sempre disposto a ajudar os amigos. É um funcionário eficiente.

O único cuidado é fazer o serviço dos outros apenas quando terminar o seu e não prejudicar seu trabalho ou suas horas de folga.
Como conviver com a Raposa: é muito fácil, procure colar nela, pois pode te garantir também uma excelente network.

• O rato

Ética e companheirismo não são com ele. O rato usa tudo o que está à sua disposição para conseguir vantagens pessoais e profissionais. É o sujeito que você sabe que não dá para confiar e que vai tentar, de todas as formas, tirar do caminho aqueles que - na sua cabeça - são uma ameaça.

Pontos negativos a serem superados:Hoje as empresas prezam muito a ética e o respeito, corre o risco do rato ficar desempregado eternamente, ou pular de galho em galho já que as chefias descobrirão que ele realmente é.
Como conviver com a Raposa: Ignore-o, faça seu trabalho e procure ficar distante dele, não lhe dê motivos para falar de você ou de qualquer pessoa. Neutralize suas fofocas e fique indignado quando falar de alguém que não esteja presente.

• O avestruz

O mundo pode estar caindo à sua volta e ele age como se tudo estivesse muito bem. Poderia até ser visto como alguém equilibrado, que não perde a cabeça nos momentos de tensão, mas a verdade é que ele não propõe soluções, apenas tenta acalmar os colegas dizendo que nada está acontecendo. Uma outra variante do avestruz tem comportamento parecido, mas com um diferencial: sempre finge que o problema não é seu e não se esforça para fazer parte da solução.

Pontos negativos a serem superados: Busque a solução sempre, de pelo menos três alternativas diferentes para o mesmo problema, faça um brainstorming (toró de idéias) sempre. Traga sempre sua contribuição nos momentos de conflito e diga-se disposta a ajudar e mostre-se solidária com o momento de conflito.
Como conviver com o avestruz:Quando disser que não esta acontecendo nada peça a ela que mostre n sua visão o que se passa e solicite sua opinião e solução. Deixe claro que sabe que ela joga e que não aceita mais esse tipo de estratégia e que ficar em cima do muro não irpa resolver o problema.

• O elefante

Não tem nada a ver com tamanho: o elefante é aquele sujeito que se move muito lentamente. Essencialmente avesso a mudanças, ele prefere executar suas tarefas da mesma forma que (para ele) vem dando certo há anos e anos. Mesmo que a mudança signifique um ganho de tempo considerável.

Pontos negativos a serem superados: Faça coisas diferentes, escove os dentes com a mão esquerda, mude sua mesa de local, trace estratégias diferentes para os problemas.
Como conviver com o elefante: Mude-o de função e de local, traga-o para que dê sua opinião constantemente e mostre como quando se coloca e se torna proativo toda à empresa se agrada.

• O macaco

Vivem divertindo os outros com suas piadas e gracinhas. Mas brinca demais, às vezes nas horas erradas e, por isso, é pouco respeitado e raramente lembrado para assumir novas posições.

Pontos negativos a serem superados: Pare de brincar e passe a ter uma postura séria e correta. Brinque de vez em quando, mas sem ultrapassar os limites da coerência. Busque fora do trabalho pessoas amigas que possam te dizer quando você exagera.
Como conviver com o Macaco: Diga-lhe claramente o quanto isso vem atrapalhando sua carreira e mostre-lhe pessoas na empresa que possuem credibilidade e que avançaram sua carreira. Não permita brincadeiras fora de hora, não ria e não incentive suas ações.

Coruja – É aquele considerado o SÁBIO GURU.

É competente, culto, confiante, mas muito arrogante. Acredita que sabe mais que os outros e vive querendo mostrar e provar isso todo o tempo. Acaba sendo muito cansativo e as pessoas se afastam dele.

Pontos negativos a serem superados: Apesar de inteligente precisa melhorar seu convívio com as pessoas, saber ouvir e acima de tudo saber reconhecer e elogiar as pessoas a sua volta.
Como conviver com a coruja: Supere a tentação de ser como ele, supere a tentação de se ofende, seja flexível, adote-o como guru, exercite a humildade.

• A formiga

Enquanto todos têm outras preocupações, ela trabalha. Quieta, discreta, correta e continuamente. No futebol, poderiam ser comparadas aos volantes que distribuem as bolas, avançam e também apóiam a defesa, mas que nunca são as estrelas do time. São fundamentais para o bom andamento do serviço. É aquele que trabalha muito dia e noite. Leva trabalho pra casa, vive em função de executar suas tarefas e não costuma olhar a sua volta, está sempre fazendo as mesmas coisas que os outros, Não questionam muito anda em filas ordenadas. É competente.

Pontos negativos a serem superados: Evite levar trabalho para casa, isso não é um mérito, não te coloca numa posição de destaque, mostra simplesmente que precisa saber administrar seu tempo e precisa usar a inteligência emocional para viver todas as etapas da vida.
Como conviver com a formiga: Mostre que o serviço deve ser feito dentro do horário de trabalho e procure não dar mais trabalho do que ela pode executar. Leve-o para caminhos novos, dê-lhe desafios e procure tirá-lo do âmbito só de trabalho carregando- com a turma para uma cervejinha de vez em quando.


Contatos pelo e-mail: reginaaraujo@reginaaraujo.com.br
Site: www.reginaaraujo.com.br

    Voltar

    Coloque sua empresa na internet! Hot Sites EmpresasVALE
    ApoioIncubadora Tecnológica UnivapSão José dos CamposSebrae SPCIESPUnivapParceirosACI SJCACI SP


    2000 - 2014 | EmpresasVALE® - Todos os direitos reservados
    Desenvolvido por: Sites&Cia