Elisete Martins Miranda
O acabamento do telhado: cumeeiras, calhas, águas furtadas, e forros
O telhado reúne um conjunto de elementos que corretamente somados deverão proteger a casa das águas pluviais.
Ao começar a colocar as telhas na estrutura do telhado, há necessidade da colocação de uma testeira para alinhar a primeira fileira de telha para que todas fiquem corretamente posicionadas. Caso a inclinação seja acentuada ou haja ventos no local, converse com seu arquiteto ou engenheiro sobre sua colocação e fixação.
Na parte mais alta do telhado, colocamos para acabá-lo, as telhas que se chamam telhas de cumeeira e nas laterais colocamos as telhas paulistinhas. Ambas são assentadas com argamassa de areia, cimento.
Nas partes mais baixas as águas pluviais podem ser coletadas com calhas e nos encontros de águas de telhado as águas pluviais serão coletadas por águas furtadas. O serviço pode ser feito por um calheiro, ou comprado em conjunto com as telhas, como acontece com as telhas tégula.
Note que todo o sistema de calhas pode ser dimensionado por um arquiteto ou engenheiro no projeto de hidráulica e toda a água coletada pode ser reaproveitada para regar jardins, por exemplo.
Por fim, para acabamento de beirais, o telhado pode ser forrado ou não. O forro pode ser de madeira ou PVC, por exemplo. Recomenda-se o forro para casas em locais onde há maior presença de ventos.
Contatos através do e-mail: eliarquit@itelefonica.com.br
Clique aqui para conhecer um pouco de seu trabalho.
Voltar