Zamyr Alexandre Sampayo
Acne um desafio constante
A acne continua sendo um problema muito sério para estética e dermatologia. Todos os profissionais envolvidos nesse tipo de patologia travam uma verdadeira guerra.
Definição: a palavra acne origina-se do grego que quer dizer “eflorescência” ou “ponto de elevação”. Acne uma patologia cutânea,do folículo pilo-sebáceo e para tratá-la é necessário muita responsabilidade, mas principalmente conhecimento.
Etiopatogeniada Acne: O processo acneico se forma devido à interferência de alguns fatores que desencadeiam diversas manifestações clínicas com seus respectivos sintomas. Dentre esses fatores, os principais são:
Hipersecreção Sebácea: A enzima 5 alfa redutase pode ter sua atividade aumentada e converter a testosterona em di-hidrotestosterona. Isso significa aumento de lipídeos na superfície da epiderme o que pode estimular o surgimento da acne.
Hiperqueratinização folicular: As células queratinócitas podeem se acumular excessivamente na superfície da epiderme aumentando o espessamento da camada córnea, isso obstrui o folículo pilo-sebáceo e conseqüentemente retém sebo. Este é normalmente o ponto inicial de uma lesão acneica.
Alteração da flora bacteriana cutânea: o desenvolvimento irregular do gênero bacteriano “propinium” na flora cutânea, hidrolisa as gorduras existentes liberando AGL (ácidos graxos livres). Esta situação, forma então o processo inflamatório do quadro acneico.
Hereditariedade:>/em> Determinadas pessoas já nascem com características genéticas que a tornam predispostas à manifestação de acne. Isso é algo muito individual e não tem como ser modificado. Para detectar essa etiologia, é importante que durante a annaminese seja questionado o histórico familiar.
Contatos através do e-mail: essenciadalma@essenciadalma.com.br
Site: www.essenciadalma.com.br
Voltar