Qual a empresa?
Categorias mais buscadas: ver todas as categorias

Elisete Martins Miranda

A escolha do engenheiro ou arquiteto

A escolha do engenheiro ou arquiteto

Por: Elisete Martins Miranda

Escolha o profissional certo para residências até 70m².
Ao escolher sua mão de obra, é preciso ter em mente que você estará sustentando um grupo de profissionais por vários meses. Por isso o custo médio de mão-de-obra para a obra acabada gira em torno de R$ 150,00 o metro quadrado. Espera-se desta mão-de-obra (que vai desde o construtor ao servente) algumas características básicas que veremos a seguir: Organização e pontualidade: para isso você precisará ir ao canteiro de obra que ele trabalha e perguntar ao proprietário se ele foi pontual na hora de finalizar as etapas de obra, ou seja, se ele não atrasou a entrega das etapas.
Maleabilidade: você precisa conversar com o construtor para observá-lo. A facilidade de dialogar e, principalmente, te ouvir e colocar em prática o pedido do profissional arquiteto ou engenheiro, é que vai fazer a obra andar em harmonia.
Ter sabedoria financeira: observar qual o andar da obra que sempre se gasta mais com a mão-de-obra quando o construtor não cumpriu os prazos por estar num segundo trabalho paralelo, e se por falta de recursos ainda diminuiu o número de ajudantes por estar com dívidas. A obra atrasa e ele voltará pedindo mais recursos a você.
Ser experiente: você precisa saber se ele já fez obras parecidas com a sua. Você deverá pedir a ele os dados dos proprietários para conversar sobre a casa e se houve harmonia no canteiro de obras.
Estar de acordo com o arquiteto: todos os problemas que ocorrem em obras se originam de desacordos entre proprietário, mão-de-obra, arquitetos ou engenheiros, apenas uma ordem descumprida numa fundação, por exemplo, pode originar uma trinca numa casa.
Os bons pedreiros e construtores, também são “bons ouvidores e cumpridores” de pedidos estabelecidos dos arquitetos. Uma equipe harmônica também produz uma sensação de segurança no local de trabalho.
Procure também saber com seu construtor:

• Se ele saberá fazer os detalhes que sua casa terá
• Ele deverá ter prática em fazer os detalhes que você escolheu
• Como ele determinará a forma de receber nas etapas em que ele trabalhará
• Seguindo estes passos, com certeza você terá uma boa obra para uma pequena casa.

Escolha o profissional certo para residências até 150m²: Para critério de escolha é aconselhável que ele e sua equipe, sejam pontuais, maleáveis, sábios financeiramente, ser experientes, estarem sempre de acordo com o arquiteto e principalmente, já possuírem casa de até 150m² para você visitar.
Se você não conhece a procedência, recomenda-se a consultar o procon.
O construtor e sua equipe, precisarão entender de desenho de projetos para acompanhar em os projetos de acordo com a planta, que muitas vezes além da planta de arquitetura, precisarão seguir as plantas complementares de estrutura, elétrica e hidráulica.
O construtor precisa de senso de organização e entender de acabamento ou possuir em seu grupo profissionais que entendam além de acabamento, de alvenaria, carpintaria, hidráulica e elétrica.
A equipe precisará ser coesa para que a casa saia conforme planta. Precisa também ter equipamentos corretos para executarem serviços. Precisará entender que sua equipe deverá estar treinada para construir uma casa.
Uma dica: você reconhece um bom construtor quando seus empregados ou colaboradores trabalham juntos de uma longa data sempre mostrando um trabalho satisfatório. Este dado você conseguirá com os antigos clientes.

Leia o artigo publicado no Painel de Destaques

Contatos através do e-mail: eliarquit@itelefonica.com.br
Clique aqui para conhecer um pouco de seu trabalho.

Voltar

Coloque sua empresa na internet! Hot Sites EmpresasVALE
ApoioIncubadora Tecnológica UnivapSão José dos CamposSebrae SPCIESPUnivapParceirosACI SJCACI SP


2000 - 2014 | EmpresasVALE® - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por: Sites&Cia