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Colunistas: Prof. Menegatti

Como agregar valor ao serviço de entrega...

Como o mundo não é perfeito, sempre haverá atrasos ou erros de cálculo ou de fabricação dos produtos, mas o que devemos fazer é lidar com essas situações de forma profissional. O segredo é avisar ao cliente do problema antes que ele avise você. Antecipar-se aos problemas e manter o cliente informado garante a eficiência na entrega.

Quando o cliente descobre o problema antes de você, o estrago já está feito. Será preciso se esforçar muito para reverter a má impressão. Quando você identifica o problema primeiro, pode controlar a situação e administrar as expectativas do cliente.

Aqui vão alguns exemplos do que fazer para garantir a entrega no prazo e com a qualidade prometida:

* Classifique a entrega como sendo de alta prioridade. Uma vez que o compromisso foi assumido, é preciso cumpri-lo.
* Faça uma última revisão 24 horas antes da entrega, conferindo se es­tá tudo correto.
* Quando o cumprimento de sua promessa a um cliente depende de um terceiro, confira educadamente se ele está agindo.
* Certifique-se de que qualquer falha será corrigida a tempo.

A comunicação proativa, que se antecipa aos problemas, é essencial para garantir a eficiência da entrega. Muitos especialistas afirmam que o grande índice de clientes insatisfeitos se deve a falhas na comunicação.

Contatos através do e-mail: menegatti@menegatti.srv.br
Site: www.menegatti.srv.br

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