Colunistas: Raúl Candeloro
Aprendendo e investindo com Jim Collins
Por estas alturas, quem nos acompanha deve saber que, na hora de escolher em quais empresas investir, temos uma postura que reflete muito do que os grandes pensadores da Administração defendem. Como Jim Collins, por exemplo, que escreveu Feitas Para Durar e Good to Great.
Nesses livros fica claro que a mentalidade dos relatórios trimestrais não é nem nunca será forma de analisar se uma empresa é boa ou não. A maior parte das pessoas quer respostas rápidas, soluções rápidas. Hoje em dia 3 meses é longo prazo, 6 meses é o infinito. Mas precisa de muita discussão, muito debate, muita ansiedade para que o conceito da excelência evolua e seja aceito. Leva tempo para descobrir os verdadeiros diferenciais de uma empresa. No livro de Collins, as empresas excelentes levaram 4 anos de debates internos para chegar a uma conclusão, e depois mais 7 anos para implantar os programas necessários até começar a ver resultados.
O sucesso não acontece instantaneamente, de uma hora para outra. É mais ou menos como um ovo. Um dia a casca se rompe e surge um pintinho. Nos dias de hoje, uma revista de negócios faria uma matéria de capa dizendo “revolução incrível na OVO Ltda.! Transformou-se de ovo em galinha da noite para o dia!!!”. A verdade é que não é nada disso. Dentro do ovo havia uma atividade intensa. O fato dela não ser vista de fora não significa que não estava acontecendo, que não era importante e muito menos que foi milagroso ou instantâneo.
Um dos conceitos mais importantes a ser analisado, segundo Collins, é que toda empresa tem um grande indicador financeiro. Descobri-lo pode levar anos, mas é fundamental para quem quer melhorar seus resultados. Na fórmulaLucro/x, qual é ‘x’ da empresa na qual você está investindo? Lucro por cliente? Por compra? Por telefonema? Por contrato? Por caixa? Por unidade? Por funcionário? Por ponto de venda? Qual é seu ‘x’? Se não sabe, como vai ganhar dinheiro?
Essa fórmula de Lucro/x é o que Collins chama de Denominador Econômico. Toda empresa tem o seu Denominador. Ele é como uma lei da Física. Einstein não disse que E=MC2 porque queria ou torcia que fosse E=MC2. Nem Newton disse que os corpos se atraem na proporção direta das suas massas e indireta das distâncias que os separam porque queria ou torcia que fosse assim. O que eles descobriram foram fórmulas que explicam como as coisas funcionam. Um bom Denominador Econômico explica como o lucro funciona na sua empresa. Qual é então seu ‘x’ na fórmula Lucro/x? Não o que você quer que seja, nem o que acha que é (ou deveria ser), mas sim o que realmente é.
Outra grande diferença entre empresas que merecem nosso investimento e outras que deveriam ser questionadas: a qualidade da sua liderança. Empresas de sucesso sustentável precisam de líderes nível 5. Um líder nível 1 é uma pessoa com muita habilidade individual. Líder nível 2 trabalha bem em equipe. Líder nível 3 contribui com recursos e conhecimento para as metas e objetivos do grupo. Líder nível 4 estimula as pessoas a atingirem objetivos cada vez mais elevados. Líder nível 5 constrói processos e sistemas que transformam a empresa numa máquina de excelência.
E quais as diferencas entre líder nível 4 e nível 5? Líder 4 está preocupado com si mesmo, sua imagem, quanto ganha, quanto ganham os outros. Líder 5 está preocupado com a empresa, com o grupo, com a missão.
Outra grande diferença: humildade. É o que Collins chama do teste da janela x espelho. Líderes nível 4 sabem tudo, mandam e os outros obedecem. Quando as coisas vão mal, um líder 4 culpa a equipe (janela) e quando vão bem acham que foram eles mesmos os responsáveis(espelho). Um líder 5 faz o contrário: quando as coisas vão mal o líder 5 procura o culpado no espelho e, quando vão bem, aponta pela janela, para a equipe, e diz que eles são os responsáveis pelo sucesso.
Contatos através do e-mail: raul@vendamais.com.br
Site: www.vendamais.com.br
Voltar