Colunistas: Prof. Menegatti
Aprendendo com gigantes - Parte II
Marketing
Sempre é preciso achar novos clientes. E acharam. Os bebês! Esse bum começou com o programa infantil Teletubies. Quem não lembra do bebê sorrindo dentro do sol? Vendido para mais de 130 países, o programa era assistido por cerca de 1 bilhão de crianças todos os dias, no mundo todo. O pessoal do marketing descobriu que: devemos conquistar nossos clientes enquanto são novos. Por quê? Veja alguns dados: 61% de tudo que é comprado para casa são as crianças que decidem e 71% das decisões onde comer é feito pelas crianças.
Visibilidade
Um dos episódios que mais marcou a história da Adidas, foi nas Olimpíadas de 1972, onde o nadador Mark Spitz estava a caminho de ganhar sete medalhas de ouro quando recebeu a visita de Horst Dassler, filho do fundador da Adidas, na Vila Olímpica de Munique. Dassler pediu para o norte-americano usar a marca nas cerimônias de entrega de medalhas. O problema é que provavelmente os calçados ficariam cobertos pelas calças que os nadadores usavam. Dassler disse para Spitz carregar os sapatos na mão. O atleta ficou contagiado pelo entusiasmo de Dassler. Quando o atleta acenou para a multidão com um par de ADIDAS a marca ganhou destaque na imprensa do mundo todo.
Tendência...
Numa universidade americana, parece haver um novo tipo de material escolar. Quase todos os estudantes usam iPod. Mas o som que passa por eles raramente é dos sucessos musicais. Os professores colocam suas aulas em arquivos de áudio na rede para os estudantes baixarem. De acordo com uma pesquisa entre os estudantes, 60% utilizam o equipamento para aprender.
A lista de presença continua sendo obrigatória, pois o aprendizado ocorre através de interação, discussão, perguntas e críticas. Os professores acreditam que os alunos precisam estar presentes para vivenciar o aprendizado. As universidades estão somente oferecendo um material complementar, acompanhando as novas tendências.
Contatos através do e-mail: menegatti@menegatti.srv.br
Site: www.menegatti.srv.br
Voltar