Colunista
O pensamento estratégico ainda é um ativo raro?
Em minhas atividades de
gestor e
consultor, percebo que não são muitas as organizações que estimulam seus líderes a desenvolver um
autêntico pensamento estratégico.
Durante décadas, o Brasil conviveu com planos econômicos mirabolantes e alta inflação. O planejamento era, portanto, quase todo tático e operacional.
Lembrava mais uma direção defensiva no trânsito. Cada um tentava proteger o próprio patrimônio e percorrer o trajeto de A até B com um mínimo de avarias no veículo.
Por conta de uma interpretação equivocada de conceitos, um ciclo curto de produção e lucro já credenciava o gestor do processo como gênio da
estratégia.
Cabe dizer que até recentemente resistia no Brasil um pensamento envelhecido de
estratégia, pavimentado sobre postulados coletados especialmente na cultura bélica.
No fundo, a proposta era ocupar vastos territórios, aniquilar inimigos (concorrentes), ditar regras de produção e consumo e, por fim, incrementar ao máximo a lucratividade.
Felizmente, no entanto, o mundo mudou (e continua mudando), especialmente para nós, brasileiros.
A partir dos anos 1990, as mentes empresariais saudavelmente inquietas perceberam que o desenvolvimento organizacional precisava se assentar sobre outros pilares:
• Ocupação seletiva de territórios de mercado;
• Convivência com outros players do segmento;
• Aprendizado permanente no ambiente concorrencial;
• Estímulo contínuo à inovação;
• Criação de programas de qualidade total;
• Produção dirigida a atender a diversidade da demanda;
• Estabelecimento de foco no cliente e nos serviços.
Como este assunto ainda suscita inúmeras dúvidas, gostaria de reproduzir abaixo sete perguntas recorrentes sobre o tema, seguidas das devidas respostas:
1-
Estratégia e planejamento são a mesma coisa?
Depende da linha de pensamento. Arrisco dizer que não são a mesma coisa. Existe planejamento de estratégia (o mesmo que planejamento estratégico) e existe planejamento de operações (planejamento tático ou operacional). Estratégia é igual a planejamento estratégico.
2- Tática e
estratégia são a mesma coisa?
A palavra estratégia foi banalizada. Tática e estratégia não são sinônimos neste caso. Tática é um plano de operação.
3- Qual a diferença entre
estratégia e
marketing?
Para Philip Kotler, são a mesma coisa. Isso porque estratégia tem a ver com posicionamento, um conceito originário do marketing. Para alguns pensadores, no entanto, um plano integral estratégico pode se estender para além do marketing. Também é preciso lembrar que o marketing pode ser tático e operacional, de acordo com as circunstâncias e o interesse dos líderes da área.
4- Uma empresa pode ter mais de uma
estratégia ao mesmo tempo?
Sim, pode ter uma estratégia para crescer e, ao mesmo tempo, outra para diversificar produtos e mercados. Uma estratégia unificada, entretanto, pode contemplar os diversos objetivos da empresa.
5- Qual o melhor modo de difundir uma
estratégia?
A chave é envolver as pessoas em sua elaboração e execução. A estratégia tem que estar no papel, mas de maneira sucinta. Ela precisa estar num documento que seja consultado facilmente pelos atores do processo.
6- Quanto tempo o líder da empresa deve dedicar à
estratégia?
Os gestores de sucesso dedicam de 5% a 10% do tempo à estratégia e ao controle de seu plano de ação, o que significa de um a dois dias por mês.
7- Há tantas empresas sem
estratégia que são lucrativas. Por que eu preciso ter uma?
Por quanto tempo você quer que seu negócio exista? Sempre digo que é muito fácil ganhar dinheiro no presente se a gente puder comprometer o futuro. Basta aceitar qualquer encomenda ou vender ativos.
Resumindo a questão, o
pensamento estratégico atual está quase sempre associado às seguintes expressões:
• Qualidade;
• Consistência;
• Durabilidade;
• Aperfeiçoamento;
• Credibilidade;
• Fortalecimento;
• Construção do futuro.
Você pode ainda perguntar: “será que a minha empresa tem
estratégia ”? Se está em dúvida, a resposta é: “ela não tem”.
Reflita mais sobre este assunto. Afinal, a teoria, na prática, funciona!
Contatos através do e-mail: julio@carlosjulio.com.br
Site: www.carlosjulio.com.br
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