Colunistas
Como aproveitar as oportunidades do Black Friday?
Conforme escrevi no ano passado, promoções desse tipo (Black Friday) se sustentam quando existe confiabilidade e credibilidade. Isso quer dizer que os comerciantes têm convicção de que podem vender mais e os consumidores estão certos de que obterão vantagens nos preços.
Em 2012, foram muitas as reclamações dos clientes. Muitos provaram que as “formidáveis” ofertas consistiam em esquemas do tipo “tudo pela metade do dobro do valor”.
O Procon-SP agiu e elaborou uma lista de 325 sites de comércio eletrônico não recomendados pelo órgão. Foram incluídas na relação especialmente aquelas empresas que não entregaram no prazo os produtos vendidos.
A entidade sugere que os consumidores procurem lojas que declarem razão social, CNPJ e telefone.
Outras dicas são: dar preferência a fornecedores conhecidos ou recomendados, desconfiar de ofertas absurdamente vantajosas, não negociar com lojas que só aceitem boleto bancário ou depósito em conta e, por fim, imprimir todos os documentos relativos à compra.
Pode-se consultar o novo Código de Ética da Black Friday neste site: camara-e.net/blackfriday.
Neste 29 de Novembro, há boas oportunidades, para quem vende e para quem compra. No entanto, cabe alguma cautela. Para quem vai disponibilizar os produtos, por exemplo, convém pensar se o volume realmente compensa os descontos.
Afinal, o Natal se avizinha e muitos produtos serão, de uma forma ou de outro, comercializados. Neste caso, a Matemática conta muito no planejamento contábil da operação.
No caso de quem compra, convém sempre pesquisar os preços antes da promoção. Assim, o interessado pode determinar quais são, de fato, as boas ofertas.
Outra dica é: defina exatamente o que você deseja ou precisa comprar. Um preço baixo não define uma boa aquisição. Ela somente ocorre quando um bem desejado ou necessário é adquirido por um preço vantajoso.
Convém também aos compradores se cadastrarem antecipadamente nas lojas que vão participar da promoção. Poupa tempo e aumenta a chance de aquisição de itens mais disputados.
Por fim, convém manter o computador em ordem para as transações online. Atualize o navegador e o anti-vírus. Há quem se aproveite desses eventos para tirar proveito dos incautos.
Venda, compre, dinamize a economia, mas sempre com consciência, conhecimento e ética.
Afinal, a teoria, na prática, funciona!
Contatos através do e-mail: julio@carlosjulio.com.br
Site: www.carlosjulio.com.br
Voltar