Qual a empresa?
Categorias mais buscadas: ver todas as categorias

Colunistas

Como mulherizar a organização?

Tratei deste tema com minúcia em meu livro Reinventando Você, lançado há mais de uma década. Na ocasião, eu analisava o processo de valorização do trabalho das mulheres nas novas organizações.

De lá para cá, muito mudou. E muitas profissionais assumiram postos de relevo em grandes empresas.

Recentemente, a Bloomberg publicou uma lista com as executivas que recebem os melhores salários do mercado. É o caso da competentíssima Safra Catz, CFO da Oracle, que embolsa anualmente US$ 51,7 milhões.

No entanto, recebemos também uma notícia decepcionante. Pela primeira vez, desde 2007, ampliou-se a diferença entre a renda mensal média de homens e mulheres no Brasil.

Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), referente a 2012, o salário das mulheres correspondeu a 72,9% da renda dos homens, no ano passado. Em 2011, equivalia a 73,7%.

Segundo o estudo, a renda média mensal masculina no ano passado foi de 1 698,00 reais, e das mulheres, de 1 238,00 reais.

Creio que os números mostram apenas um tropeço. É inevitável que tenhamos novos avanços nos próximos anos, especialmente porque as mulheres estudam mais que os homens no Brasil de hoje.

Cabe aos gestores derrubarem preconceitos e aproveitarem as virtudes das senhoritas e senhoras que se apresentam aos desafios corporativos no ambiente da mudança.

Elas, frequentemente, sabem equilibrar razão e emoção. São também especialmente capazes de usar a sensibilidade para enxergar além dos números.

Além disso, numa época em que precisamos desenvolver talentos, apresentam-se como ótimas professoras. Mulheres, que muitas vezes são mães, estão naturalmente habilitadas a incluir o carinho e a atenção nas relações humanas.

Cabe aos gestores, mulherizar as empresas e torná-las mais amistosas e harmônicas, territórios em que o conflito cede lugar ao diálogo.

O pior erro, evidente em algumas corporações, é masculinizar as colaboradoras, confundindo eficiência com comportamentos típicos do universo dos homens.

Pense nisso. Aprenda com elas. Prospere no saudável encontro das diferenças.

Afinal, a teoria, na prática, funciona!


Contatos através do e-mail: julio@carlosjulio.com.br
Site: www.carlosjulio.com.br

Voltar

Coloque sua empresa na internet! Hot Sites EmpresasVALE
ApoioIncubadora Tecnológica UnivapSão José dos CamposSebrae SPCIESPUnivapParceirosACI SJCACI SP


2000 - 2014 | EmpresasVALE® - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por: Sites&Cia