Colunista
Você Se Sente Competente?
Precisamos nos sentir competentes. Quando você realiza qualquer tarefa, você a faz com prazer? Pede ajuda? Reconhece tranqüilamente quais são as coisas que você não tem jeito e recusa-se a desempenhá-las? CUIDADO.
A autoanálise é muito importante. Quando o individuo acredita em seu potencial, o seu rendimento é melhor em todos sentidos, naquilo que executa. Quando não acredita e mesmo assim o faz, realiza com insegurança e não tem humildade em pedir ajuda, então começa um grande problema a ser trabalhado.
Todo ser vive em grupos, não fomos feitos para vivermos sozinhos. Por onde andarmos sempre existirá alguém. Quando trabalhamos seja em casa, na empresa ou em outro local, estamos sujeitos a termos contatos e esses contatos são muito importantes e valiosos, pois através deles é que aprenderemos, a crescermos e repassarmos conhecimentos e evoluirmos em todos sentidos de nossas vidas.
Ninguém vive sozinho, ninguém é incompetente. O que acontece é que as pessoas não acreditam na maioria das vezes em si mesmas, preferem sempre fazer as mesmas coisas, do mesmo jeito e com certeza irão obter sempre obter os mesmos resultados.
Dificilmente olhamos para nós mesmos e nos elogiamos, quando fazemos isso procuramos defeitos, tem que haver algo errado para justificar ou reclamar.
Agora se você se acha competente, parabéns. Significa que você possui autoestima e tem um bom começo para se avaliar melhor.
Ser competente é ser capaz de fazer bem todas as atividades a elas confiadas e todos os empreendimentos são bem sucedidos, porque foram bem preparados para atingir o seu objetivo. Se você é uma dessas pessoas competentes, significa que está no caminho certo.
Ser competente também é ser capaz de apreciar quem é capaz de resolver certos assuntos, fazer determinadas coisas, ter capacidade de criar, resolver e solucionar com criatividade e disposição.
Precisamos compartilhar nossos problemas com os outros, seja com pessoas que enfrentaram ou enfrentam problemas semelhantes. Ao falar e ouvir o que os outros têm a dizer, as questões ficam mais claras e assumem sua verdadeira dimensão.
O fato de sabermos que o nosso interlocutor pode ser uma pessoa ou um grupo, já viveu e superou um problema igual ao nosso nos dá ânimo, força e coragem para enfrentarmos aquele momento com mais serenidade, fica mais fácil encontrar as soluções e obter bons resultados.
A interação é importante, com o tempo as preocupações reduzirão em 50%, enquanto que aquelas pessoas que foram deixadas sozinhas não se sentiram totalmente competentes. Ser competente é também dizer aos outros como eles são importantes para você.
Seja competente, ligue para alguém que você não fala há muito tempo, diga-lhe o quanto sente falta de suas conversas, que sente saudades, que deseja rever, não deixe o tempo passar, o momento é AGORA.
Ser competente não é apenas ouvir esta palavra, ler esta palavra e relacioná-la ao trabalho. Esta palavra está dentro de nós o tempo todo e em nossos relacionamentos, em cuidarmos de nossa saúde, nossos pensamentos, nossas atitudes, etc.
Ser competente é não se esquecer de nenhum detalhe, pois os detalhes fazem a diferença de qualquer coisa em nossa vida pessoal e profissional.
Reflita, seja competente com você mesmo, com todos em sua volta e em todas as situações.
Contatos através do e-mail: fabiana@polimentodoser.com.br
Site: http://www.polimentodoser.com.br
Voltar