Elisete Martins Miranda
Como Comprar um Terreno
Saber escolher o terreno é muito importante e deve ser feita com muita atenção, seja para a construção de uma casa, negócio ou para investimento.
Alguns pontos a serem observados são: documentação, topografia, tipo do solo, posição do terreno e relação ao sol, infra-estrutura do terreno (água e esgoto) e vizinhança.
É muito importante verificar na Prefeitura da cidade as leis de zoneamento ou de uso e ocupação do solo. Arquitetos e engenheiros propõem a orientar seus clientes a comprarem seus terrenos corretamente. Observo aqui que a venda de terrenos é feita por um corretor de imóveis, devidamente credenciado pelo CRECI. Arquitetos e engenheiros, apenas podem orientar a compra. Não corra o risco de comprar um terreno para se construir um mini-mercado e as leis de zoneamento não permitirem que o faça este tipo de construção.
Verifique também na Prefeitura, se o terreno não contém dívidas. Outro ponto a se observar também é a documentação. No cartório de registro de imóvel é fornecida a certidão de matrícula do terreno e com a certidão o comprador vai encontrar os seguintes dados: localização (quadra, lote, rua, bairro e município). O número dos lotes confrontantes, as medidas e a área do terreno. O nome do proprietário e (se houver) restrições urbanísticas do local. A certidão de matrícula traz dados atualizados da escritura do terreno, por isso, ela é muito importante.
Sobre as medidas do terreno, você precisará verificar o xerox da planta do loteamento, fornecido pelo loteador, ou caso necessário pelo departamento de cadastro imobiliário da Prefeitura.
Com este mapa, você vai localizar seu lote pelos piquetes (pequenos pedaços de concreto com marcações exemplo: 45/46 “divisa entre lotes; quarenta e cinco a esquerda e quarenta e seis a direita). Entre os piquetes, você poderá medir com uma trena, se a metragem do lote está de acordo com a sua certidão do cartório.
Lembre-se que a qualquer momento um arquiteto ou engenheiro pode orientá-lo neste trabalho.
Dependendo do tamanho do lote, de sua declividade ou se faltar algum piquete, um arquiteto ou engenheiro lhe orientará na escolha de um topógrafo para realizar este trabalho. Neste momento o arquiteto ou engenheiro, discutirá com o comprador como este terreno permite o tipo de construção que ele gostaria de fazer ou se ele gostaria de comprar um terreno reto (terreno com maior facilidade de construção). Já o lote em desnível propicia construção de casas mais diferenciadas, porém custando mais caro.
Se o desnível for pequeno, o arquiteto lhe indicará como medir o terreno e também o seu desnível. Sobre o tipo de solo, este é formado por várias camadas de terra. Para pequenos lotes, podemos saber com os vizinhos, como suas casas foram construídas. Para grandes lotes, o arquiteto lhe indicará a forma de sondagem mais viável. De modo geral, terrenos próximos a córregos ou lugares encharcados podem exigir uma fundação mais aprimorada (ou seja, mais cara).
Outros terrenos que também requerem mais trabalho são os em desnível que inevitavelmente vão precisar de muros de arrimo. Muitos arquitetos e engenheiros lançam mão da criatividade para trabalhar com o terreno em desnível, o que apesar de ser mais caro, surtirá um ótimo resultado.
Em relação ao sol, um dos pontos importantes, é observar como seu terreno está em relação à casa do vizinho, e a sombra desta sobre o lote. Então, observar onde nasce e morre o sol em relação o terreno. Os terrenos alinhados em leste-oeste são os melhores terrenos.
Sobre a infra-estrutura, verifique se o local já é abastecido por água e esgoto, para mais tarde, solicitar ligação. Verifique também, se na rua, há luz e telefonia. A escolha consciente de seu futuro terreno lhe trará uma satisfação muito grande.
Lembre-se:
1. Saber o que lhe é permitido construir em seu terreno, frente as leis da Prefeitura.
2. A documentação do Cartório contém dados de uma escritura atualizada, e nela você encontrará todas as informações do lote.
3. Verifique se o lote está devidamente marcado e se ele não contém dívida.
4. Discuta com um arquiteto ou engenheiro de sua confiança sobre o solo, desnível e qual é a melhor forma de construir.
Contatos através do e-mail: eliarquit@itelefonica.com.br
Clique aqui para conhecer um pouco de seu trabalho.
Voltar