Colunista: Charles Magalhães
A Importância da Comunicação
Comunicar-se é uma habilidade requerida a todos os profissionais que exercem funções gerenciais, pois, na maioria das atividades que desenvolvem, necessitam exprimir-se oralmente ou comunicar-se com uma ou mais pessoas.
Embora esta seja uma das capacidades humanas mais fundamentais e seu desenvolvimento nas pessoas se dê de forma natural, a grande maioria das pessoas não sabe comunicar-se. Infelizmente isto ocorre também no âmbito das empresas, mesmo entre os gestores de altos escalões.
Muitas pessoas, por saberem expressar-se com certo desembaraço, julgam-se bons comunicadores. Cabe, entanto, lembrar que existe uma grande diferença entre informar e comunicar. Informar é um ato que ocorre de forma unilateral, envolvendo a pessoa que tem a informação a dar. Já comunicar implica tornar algo comum, fazer-se entender, provocar reações no interlocutor.
Como saber comunicar significa fazer entender, o comunicador precisa estar capacitado não apenas para falar, mas também para ouvir. A maioria das pessoas possui uma impressionante incapacidade para ouvir e entender o que as pessoas dizem, sendo muito comum observar uma pessoa falando e a outra preocupada com a maneira como irá responder, o que significa que esta não está ouvindo nada. Este comportamento custa caro para as empresas, dificulta o relacionamento entre as pessoas e provoca conflitos desnecessários.
O processo de comunicação envolve os seguintes ingredientes: emissor, codificador, mensagem, canal, decodificador e receptor.
O emissor é a pessoa que tem uma idéia ou sentimento que deseja comunicar. O codificador é constituído pelo mecanismo responsável pela exteriorização da mensagem. A mensagem é a expressão formal da idéia que o emissor deseja comunicar. O canal é o meio pelo qual é conduzida a mensagem. O decodificador é constituído pelo mecanismo responsável pela decifração da mensagem. Vemos portanto que a comunicação de pessoa para pessoa, o emissor e o codificador aparecem juntos, assim como o receptor e o decodificador.
Um bom gestor, antes de qualquer outra habilidade, deve obter um desempenho eficiente na função de comunicador, o que exigirá o conhecimento do processo de comunicação, o reconhecimento dos fatores que a dificultam e o domínio de regras para torná-la mais eficiente.
Contatos através do e-mail: charlesmagalhaes@essentiali.com.br
Site: www.essentiali.com.br
Voltar