Colunista
Como equilibrar a euforia da Copa do Mundo com a responsabilidade na gestão do Brasil?
Nos últimos dias, o Brasil viveu momentos de euforia com o sorteio das chaves da Copa do Mundo de 2014. O mundo botou os olhos no Rio de Janeiro, num evento que contou até mesmo com a presença da presidente da República.
Na ocasião, Dilma tratou das glórias do nosso futebol e também dos avanços da nossa economia. Ela tem razão ao destacar o que é positivo no cenário nacional.
No entanto, essa euforia precisa de uma contrapartida de responsabilidade.
Na mesma semana em que as TVs noticiaram os benefícios decorrentes da realização da Copa e da Olimpíada, o Jornal Nacional mostrou numa série especial de reportagens o estado lastimável de muitas estradas brasileiras.
Dois dias após a glamurosa festa da FIFA, a BR 101 matou mais três brasileiros, em acidentes no Espírito Santo.
Nesta que deveria ser a principal trilha rodoviária brasileira, ligando o Norte ao Sul, impera o medo e a incerteza.
Em quase todos os trechos, temos pistas simples, estreitas, de mão dupla, com sinalização inadequada, poucos postos de apoio e muitos buracos.
Resultado da falta de planejamento e responsabilidade que vem marcando seguidas gestões federais, desde que JK optou pela solução rodoviária para o transporte.
O Brasil decolou, sim. Tem tudo para dar certo. Mas ainda padece com a falta de estrutura e com a irresponsabilidade de muitos de seus gestores.
Depois de seu belo discurso diante do povo do futebol, Dilma precisa continuar o saneamento do Ministério dos Transportes e pensar seriamente na possibilidade de escolher gestores pelo mérito e não pela conveniência.
Com estradas mais seguras, certamente as cargas chegarão mais rapidamente, em segurança, aos mais remotos destinos. E é evidente que isso gera novos negócios, constitui empregos e baixa o preço das mercadorias.
Que os brasileiros de todos os cantos estejam atentos e saibam reivindicar seus direitos.
Afinal, a teoria, na prática, funciona!
Contatos através do e-mail: julio@carlosjulio.com.br
Site: www.carlosjulio.com.br
Voltar