Colunista
Como tornar criativo o seu ócio
Depois de um ano de muito trabalho, muita gente acaba reservando os primeiros dias do ano para um merecido descanso com a família.
O problema é que muitos se rendem à culpa e deixam de aproveitar estes momentos de descontração e divertimento.
No fundo, pensam que deveriam estar debruçados sobre planilhas de custos ou visitando clientes. Acreditam que estão perdendo oportunidades e dinheiro.
Se você está vivendo este drama, saiba que é normal. O senso de responsabilidade costuma derivar para uma obsessão produtiva sem limites.
Nestes momentos é fundamental relembrar a importância do recesso laboral. Ele recarrega as baterias, ilumina a mente e nos prepara para identificar novos caminhos para o desenvolvimento pessoal e profissional.
No entanto, não deixe que suas férias se transformem numa obstinada prospecção de negócios.
Não olhe para aquela paisagem apenas como território apropriado à construção de um hotel. Não pense na empresa de turismo como cliente de suas peças para ônibus. Não imagine o restaurante como um comprador de seus equipamentos de ventilação.
Aproveite o sol, a água, os amigos! Goze este período! Divirta-se!
Existe um "computador" no seu inconsciente que vai anotar discretamente todas essas informações. Ele vai processar tudo e guardar com carinho num arquivo cerebral.
Hoje, os melhores negociadores fazem tudo no tempo devido. Eles recuperam suas forças, exercitam-se, divertem-se e deixam que processadores ocultos cuidem das ações criativas.
Nas férias, portanto, entregue-se à vida. Nesses momentos desprovidos de tensão, você vai detectar tendências de cor, forma e movimento. Verá o que se desgastou e o que pode despertar interesse das pessoas.
Mas ande com olhos e ouvidos livres, sem imaginar um business plan. Sinta o mundo, interaja com as pessoas, abasteça-se.
Algumas ótimas ideias surgirão quando você menos esperar, naquela noite na varanda, diante do mar ou naquela trilha pela montanha.
Mas não se preocupe em agarrar e engaiolar o "passarinho" da aventura criativa. Se correr atrás, ele vai fugir, voar para longe.
Se você viver suas férias com leveza, verá que inúmeros insights favorecerão suas atividades profissionais durante o ano. Eles naturalmente retornarão a sua mente nos próximos meses.
Por isso, descanse, viva e habilite-se para a grande aventura criativa de 2012.
Afinal, a teoria, na prática, funciona!
Contatos através do e-mail: julio@carlosjulio.com.br
Site: www.carlosjulio.com.br
Voltar