Colunistas: Raúl Candeloro
A demografia e o empresário
Uma das coisas que tenho visto sendo pouco discutidas em encontros empresariais é a questão demográfica brasileira. Não é incomum se ouvir falar do ‘bônus demográfico’ – quando a maior parte da população está em idade economicamente ativa. Tampouco é raro (pelo contrário), ouvir se falar da ascenção da classe CD, da nova classe média, etc. O grande buraco que sinto nessas informações é um diagnóstico mais apurado do que isso significa para o/a empresário hoje em dia.
Para estimular um pouco o debate, gostaria de fazer algumas colocações opinativas sobre essas transformações (ou seja, vou dar alguns palpites):
a)Clientes pouco sofisticados: por favor não confunda com um parecer elitista meu, muito pelo contrário. Mas é fácil de entender. Se eu nunca tomei iogurte na vida e tomo pela primeira vez, essa primeira vez estabelece um certo patamar de referência. Ou seja, não tenho de verdade muito padrão de comparação. Não sei o que é um iogurte maravilhoso, um mais ou menos e um bem ruinzinho. Por não ser especialista, acharei que ‘iogurte é iogurte’.
Oportunidade para as empresas: educar os clientes e o mercado.
b)Preço, preço, preço: como conseqüência do primeiro item, temos também uma ‘ditadura do preço baixo’. Se não sei diferenciar um produto/serviço do outro e acho que são todos iguais, então porque pagar mais? Não... prefiro pagar menos e levar dois. Ou parcelar de um jeito que caiba no meu bolso (mesmo que pague mais no final).
Oportunidade para as empresas: precificar de maneira inteligente, ter marcas de combate, produtos/serviços mais simples e outros mais sofisticados.
c)Busca de reconhecimento social: outro fenômeno interessante – as pessoas querem griffe, mas não querem pagar o ‘premium price’ de griffe. E, pela pouca sofisticação, aceitam ‘pseudo griffes’. Veja o caso exemplar (genial) da Cacau Show. Cacau Show é um caso estrondoso de sucesso e sou fã declarado da sua história empresarial. O chocolate em si não pode ser comparado a um Godiva. Não é excelente, apenas razoável.Mas a embalagem é excelente, o marketing é, o atendimento é, a proposta de valor para o cliente é. E uma nova classe social passa a poder comprar chocolate melhor do que o comprado em bancas e supermercados. As pessoas podem então comprar algo um pouco melhor do que antes (um começo de sofisticação, talvez?) e nisso sentem uma realização de avanço social.
Oportunidade para as empresas: produtos/serviços de qualidade razoável, a preço acessível, com investimentos em marca.
d)Apagão de mão de obra: pergunte para qualquer empresário/empresário hoje em dia e o discurso será o mesmo. Está cada vez mais difícil achar gente competente. Vamos ter em breve uma inflação de salários e uma escassez complicada de mão de obra especializada.
Oportunidade para as empresas: transformarem-se em Great Place to Work, investirem no desenvolvimento constante dos funcionários, não apenas com treinamento, mas dando-lhes novos desafios/projetos e compartilhando uma parte do resultado.
e)Busca de significado: se tudo for igual, as pessoas claramente preferem empresas ‘com alma’ e que fazem o que é correto. Algumas pessoas estão até dispostas até a pagar um pouco mais por isso. Ainda são poucos, mas o número é crescente e a tendência inegável.
Oportunidade para as empresas: tudo que for ligado à responsabilidade social deverá crescer e ser cada vez mais vaolrizado, tanto por clientes quanto por funcionários. E poucas empresas, de verdade, tomaram formalmente uma posição forte em relação a isso.
f)Esquecimento da classe A: se o shopping está lotado, quem tem dinheiro de verdade viaja para fazer compras e consumir no exterior. O que claramente abre oportunidades de tratar melhor as classes A e AAA, que tem cada vez mais dinheiro (ninguém fala sobre isso) mas cada vez menos atenção (porque está todo mundo preocupado com as classes emergentes).
Oportunidade para empresas: Produtos e serviços premium/ultra-premium.
Resumindo: como sociedade, estamos evoluindo de um degrau mais baixo na pirâmide de Maslow para um intermediário. Ainda temos muito pela frente e, de maneira rápida, foram essas algumas tendências que vi surgirem. E você – complementaria essa lista de alguma forma?
Abraço de pequeno gigante,
Raul Candeloro
Contatos através do e-mail: raul@vendamais.com.br
Site: www.vendamais.com.br
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