Colunista: Charles Magalhães
Desempenho, como medí-lo?
Muito se fala de funcionários competentes, mas como medir se realmente uma pessoa é competente naquilo que faz?
As organizações definem um comportamento desejado de seus empregados com relação aos seus papéis através da descrição de cargos e salários, arrolando os deveres e responsabilidades que devem ser cumpridos por seus ocupantes.
É importante para a organização conhecer o desempenho real de um funcionário, tomando-se como base a descrição das responsabilidades do cargo, através de um sistema tecnicamente elaborado de avaliação deste desempenho. Esta é uma maneira de evitar que a avaliação seja feita de forma superficial e unilateral, do chefe com relação ao subordinado e, tratando-se de um princípios científicos, possibilita-se uma abordagem mais racional do ser humano, livre de distorções próprias da avaliação feita apenas no senso comum.
A razão de se implantar uma avaliação de desempenho é a possibilidade de se desenvolver os recursos humanos da organização, definindo o grau de contribuição de cada empregado para a organização e identificando as pessoas com qualificação superior para o cargo, a contribuição do programa de treinamentos para a melhoria do desempenho dos empregados, além de promover o autoconhecimento e autodesenvolvimento dos empregados e obter subsídios para realinhamento dos cargos e seus ocupantes.
Um sistema de avaliação de desempenho bem estruturado permite que a organização desenvolva um sistema de remuneração e promoção justo e fidedígno ao desenvolvimento pessoal dos funcionários comprometidos, permitindo ainda a criação de planos de ação corretivos para desempenhos insatisfatórios.
Para o sucesso do programa de avaliação de desempenho é importante que se tenha um elevado grau de envolvimento da alta administração, uma definição clara dos objetivos a serem alcançados, preparo da equipe para administrar pessoas (gerentes), realização contínua com parâmetros claros e o envolvimento dos empregados no processo de formulação da avaliação.
Contatos através do e-mail: charlesmagalhaes@essentiali.com.br
Site: www.essentiali.com.br
Voltar