Colunistas
Dica de inovação do livro Você, Um Grande empreendedor
Acredito que este seja um bom tema para reflexão neste início de ano. As dicas valem para quem está empreendendo e também para quem procura desenvolver-se em uma organização consolidada.
Em meu
livro Você, um Grande Empreendedor, escrito em parceria com o professor Luiz Roberto Carnier, lembro que atividades e produtos inovadores são aqueles que rompem com o passado e com o que é conhecido, formulando uma nova proposta conceitual, seja na forma do produto, na forma de usá-lo ou mesmo em termos dos benefícios oferecidos.
A inovação é vanguarda, é antecipação. Depende da invenção que surpreende e encanta. Pode resultar em um novo tipo de produto, mas também constituir um novo segmento de mercado. Pode, em determinados contextos, até mesmo mudar a sociedade, alterando hábitos e comportamentos.
A construção do novo depende, no entanto, de curiosidade e observação meticulosa. Afinal, quais demandas ainda não estão sendo atendidas? Os grandes empreendedores transformaram essas descobertas em oportunidades de negócio. É o caso, por exemplo, dos educadores que constituíram cursos universitários na madrugada, ideais para aqueles alunos que trabalham à noite.
Convém salientar que muitos empreendimentos de natureza disruptiva geraram produtos e serviços que foram rapidamente incorporados ao nosso cotidiano. É o caso das invenções tecnológicas capitaneadas por Bill Gates e Steve Jobs. A lição que fica é: a verdadeira inovação nunca é maluquice ou excentricidade. Ela causa impacto porque, inesperadamente, faz uso racional do conhecimento para atender a uma necessidade real dos atores sociais.
Em 2014, esteja atento ao processo da mudança. Identifique qual produto ou serviço pode facilitar a vida dos seus semelhantes. Este é o caminho para a construção de um negócio inovador, consistente e lucrativo.
Afinal, a teoria, na prática, funciona!
Contatos através do e-mail: julio@carlosjulio.com.br
Site: www.carlosjulio.com.br
Voltar