Colunistas: Edmour Saiani
5Rs da vida de uma empresa - 3
Reputação pra que te quero
continuação
Empresa séria de verdade cuida de uma coisa só: o que o Cliente pensa do que ela oferece para ele, depois que ele comprou.
Isto vai muito além de estratégias maravilhosas e criativas de comunicação. A única maneira que uma empresa tem para ser forte é fazer coisas que transcendam suas promessas. Sem prometer, ninguém atrai Clientes. Mas o difícil é na hora em que o Cliente faz o teste da verdade, dar nota maior que 5 em 10.
A energia das empresas ditas e percebidas como agressivas está em atrair e quase nunca em manter Clientes. Quanto mais em garantir que os Clientes as avaliem com notas maiores do que 5.
É só a gente pensar em quem está na televisão todos os dias fazendo promessas e pensar na entrega que esse pessoal faz.
A massa da comunicação hoje está com indústrias que têm margem alta demais, varejo que aprisionou os fornecedores que têm que pagar toda a mídia de seus Clientes ou gente que está disputando novos mercados, quase que jogando dinheiro fora na disputa por um consumidor ávido por comprar e mais doido por quem dá mais em termos de desconto.
Os primeiros estão bem e vão continuar porque são ajuizados em termos de gastar apenas o que têm. E garantir que tenham margem para pagar o que gastam. Seja como for que o fazem.
Os outros dois vão, logo logo perceber que deveriam estar praticando o jogo de manter Clientes e prestar serviços diferenciados. Fazer coisas que ninguém faz de um jeito que ninguém vai conseguir imitar.
Mas quando eles perceberem pode ser tarde.
A entrega de todos eles é abaixo da crítica.
Cuidar da reputação do seu negócio é, na maioria das vezes, construir causas de servir e liderar equipes integradas para caminhos que nem eles achavam que era possível.
Toda vez que a gente apresenta propostas para ajudar empresas a construir causas de servir – essência de servir – ou [serv]essência como a gente gosta de chamar, o cara que não entendeu a força desse processo pergunta: e os indicadores? Como posso medir os resultados?
O que o cara esquece é que esse processo é um dos únicos que não requer um tostão de custo adicional ao sistema. O custo fixo de uma pessoa desmotivada e sem causa é o mesmo de uma muito motivada. Às vezes maior. Empresas sem causa têm que pagar mais para reter gente.
Quanto aos Clientes então, a coisa se agrava.
Clientes não são compráveis. Estes, nem pagando muito barato recomendam empresas que não cuidam deles.
O maior patrimônio que uma empresa pode ter é
torcida a favor do seu sucesso.
Das equipes e dos Clientes. Vida eterna para elas.
continua
Site: www.pontodereferencia.com.br
Voltar