Colunistas: Edmour Saiani
Atendimento é movimento!!!
Quiz do momento: qual é a única atividade:
Flexível
Controlável
Que está incluída no custo fixo
Que aumenta vendas
Que mantém Clientes
Que reduz perdas
Inimitável
E que considera o seu Cliente único, dá carinho e cria soluções com a cara de cada Cliente?
> Resposta: Atendimento!!!
Todo mundo critica atendimento. Criticar atendimento é tão inconsciente coletivo que virou moda e gera um monte de risos. E até admiração de quem apenas pensa no tema como piada. Mas atendimento é muito sério. E desafiador.
Quero ver fazer! E mais: fazer sistematicamente!
Alguns dos maiores “gurus” da crítica ao mau atendimento tratam mal as pessoas que os contratam, principalmente os prestadores de serviços mais humildes. Casa de ferreiro, espeto de pau mesmo. Atendimento não é falar, é fazer.
Alguns, aliás algumas, que se dizem mestres do clima organizacional e das melhores companhias pra se trabalhar, tratam mal os vendedores de lojas em que vão comprar. Tudo testemunhado por amiga minha. Na mídia e
nas palestras diz que é a rainha de tratar bem as pessoas. Claro que é, mas quando tem alguém olhando.
Mas pensando bem, atendimento é assim mesmo, uma coisa que a gente espera que as pessoas façam quando não tem ninguém olhando ou mandando, tô certo?
Atendimento não se compra, nem se comanda, atendimento se conquista, se inspira. Atendimento se cultiva. Como na agricultura, ara-se a terra, aduba-se, planta-se, rega-se e depois de algum tempo se colhe o que plantou.
Apressar o rio não adianta e, aliás, atrapalha. Atendimento é cultivado através do desafio de uma vida melhor e não da ameaça de morte.
Pra ajudar companhias a construir atendimento de referência, daqueles que geram muitos elogios por dia, a Ponto de Referência vem construindo e aplicando conceitos e ferramentas que movem as organizações de uma posição
de atendimento chocho para atendimento muito melhor.
Mover é tudo. Só muito movimento constrói atendimento. E temos apoiado movimentos maravilhosos com líderes mais ainda pela nossa vida afora. Foram muitos Terras, Biers, Acostas, Elianas Maras, Salkinis, Gouveias, Góes,
Levis, Krugs, Khenaifys, Jorges, Franças e outros visionários que apostaram na competência das suas equipes e na nossa ajuda pra transformar o atendimento das companhias deles. Claro, nada se construiu de uma hora pra outra. Nem de forma definitiva. Tudo é feito passo a passo, degrau a degrau. Movimento agitado em várias direções.
Quer saber quais? Se prepara e mergulha, escala ou voa, sei lá.
Site: www.pontodereferencia.com.br
Voltar