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Colunistas: Raúl Candeloro

Decálogo do cliente - 3 Inovação

Uma vez um professor meu comentou que a inovação tem para as empresas a mesma função que os espermatozóides tem na reprodução. Obviamente nem todas as empresas, produtos ou serviços dão certo (a taxa de mortalidade das inovações, assim como dos espermatozóides, é bastante alta), mas na verdade só precisamos que um único sobreviva e cresça. Toda empresa nasceu com uma inovação. Ou era um produto novo, ou era um serviço novo ou era um novo modelo de negócio. Alguém inovou e criou algo que antes não existia.

Sempre é bom relembrar: sem inovação, sua empresa basicamente não existiria. Então porque a maioria das empresas, na verdade, nunca mais inova nada?Basta usar como indicador um único índice: quanto do seu faturamento vem de produtos/serviços lançados há menos de 24 meses (2 anos)? Existem empresas que tem, acredite se quiser, ZERO como resposta.

Os problemas criados pela falta de inovação ficam claros nos sintomas que ela provoca. Na última reunião dos Small Giants fizemos a discussão/exercício do mandamento Inovação e chegamos a algumas conclusões muito interessantes:

A falta de inovação numa empresa provoca:

- Problemas de diferenciação com a concorrência,
- Perda de rentabilidade, com margens menores e guerra de preços,
- Desatualização de produtos/serviços,
- Imagem desgastada/envelhecida perante o mercado,
- Perda de mercado, de clientes e de oportunidades,
- Desmotivação da equipe e perda de talentos.
- Dificuldades no recrutamento e seleção.

São problemas bem sérios para qualquer empresário e precisam ser encarados. Foi um consenso nos debates do grupo que a empresa precisa criar uma cultura inovadora para resolver isso – não adianta ser só o dono/dona o único a ter idéias. Ou seja, precisamos de líderes que não apenas estimulemnovas idéias como também convivam bem com o fato dele/dela não terem sido os autores. Se o monopólio das boas idéias é exclusivo da liderança, depois não adianta reclamar de equipes acomodadas, pouco participativas ou pouco comprometidas. A solução para isso foi criar comitês internos de inovação.

Outro dilema que surge é como conviver com os fracassos. Inovar é, no fundo, arriscar-se. E, como já vimos, muitas vezes as coisas não saem exatamente como planejadas. Então é necessário também criar um processo inteligente que filtre as idéias de acordo com alguns critérios, para ver quais trazem melhores possibilidades de sucesso. Indicadores de viabilidade, custo, alinhamento com a missão, retorno financeiro, satisfação de clientes, complexidade, tempo, etc., podem ser facilmente transferidos para uma matriz de priorização que ajuda a definir quais projetos merecem ir para a frente e quais são deixados para mais tarde (ou eliminados).

E de onde surgem todas estas idéias? Basicamente de 3 lugares:

- Dos próprios clientes (ouça os clientes!).
- Dos funcionários e membros da equipe (ouça os funcionários!).
- Do mercado em geral (fique ‘antenado!).

De todos os mandamentos do Decálogo do Cliente, talvez este seja um dos mais importantes e também mais difíceis de implantar corretamente. Uma empresa pode até viver sem algum dos outros mandamentos, mas sem este ela vai lentamente estagnando e morre. Se o mercado mudou muito nos últimos 5 anos – está mais concorrido, os clientes mais exigentes, mais pressão por resultados, mais rápido/intenso -, e você ainda faz as coisas como fazia 5 anos atrás... alguma coisa está errada. Lembre que inovar é também se adaptar e atualizar.

A maneira mais fácil de controlar isso é calcular quanto do seu faturamento vem de novos produtos e serviços, criados há 24 meses ou menos. Empresas mais novas terão naturalmente índices muito altos, às vezes até de 100%. Empresas mais maduras, com 5 anos ou mais, deveriam buscar ter um índice saudável entre 15 e 20%.

Abraços inovadores de small giant,

Raul Candeloro


Contatos através do e-mail: raul@vendamais.com.br
Site: www.vendamais.com.br

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