Qual a empresa?
Categorias mais buscadas: ver todas as categorias

Colunista

Ipv6 é a nova geração do Protocolo Internet

“A internet precisa se adaptar para continuar crescendo”, esse é o tema do curso chamado IPv6.br organizado em conjunto pelo Cgi.br e pelo CEPTRO.br, na semana de 11 a 15 de julho. O evento aconteceu em São Paulo, na NIC.br e a PRIMEHOST esteve presente.

Desde o início de sua utilização comercial, há mais de uma década, prevê-se o esgotamento dos endereços IP. Esses endereços são usados para identificar cada computador na rede. Ações paliativas vêm sendo tomadas desde então, mas mesmo assim esses endereços devem esgotar-se no Brasil em algum momento entre 2012 e 2014.

Cada computador tem seu IP (Protocolo de Internet), um registro individual que o identifica entre tantos outros. A versão mais atualizada de IP é a versão 4, ou IPv4, que vem sendo usada desde o começo dos anos 90. Porém, nessa época, temia-se que os endereços disponíveis pudessem se esgotar, pelo crescente uso que a internet vinha tendo.

Hoje, o esgotamento dos endereços IP realmente está muito próximo. Com isso, começou a criação de um novo protocolo para a rede mundial, que resultou no IPv6. Sem novos endereços, a internet continuaria funcionando, mas seu crescimento ficaria muito prejudicado, por isso, a implantação do IPv6 deve ser acelerada.

O analista de sistemas, Fabrício Ramirez, da PRIMEHOST presenciou os cinco dias de curso e acredita que “os projetos visam melhorar a qualidade da Internet no Brasil e disseminar seu uso, com especial atenção para seus aspectos técnicos e de infra-estrutura”. O treinamento contou com importância de implementação, funcionalidade, gerenciamento, segurança de redes e outras aulas teóricas e práticas.

Em questão de disponibilidade, o IPv6 é um protocolo maduro, desenvolvido e testado durante a última década. Os equipamentos de rede, computadores e programas mais recentes o suportam. Alguns provedores de Internet já suportam o protocolo para aplicações corporativas. Usuários domésticos e pequenas empresas podem fazer uso de túneis para interligar-se à Internet via IPv6, enquanto seus provedores não oferecem suporte nativo.

Não há data para a ‘virada’ para o IPv6, mas ele já está sendo implantado na Internet. O Ipv4 continuará funcionando, não haverá troca nem upgrade, ambos funcionarão lado a lado. A longo prazo, o IPv6 substituíra o IPv4 completamente, já que é uma questão estrutural, sendo necessário garantir a continuidade do crescimento da Internet.

Contatos através do e-mail: paula.almeida@primehost.com.br
Site: www.primehost.com.br

Voltar

Coloque sua empresa na internet! Hot Sites EmpresasVALE
ApoioIncubadora Tecnológica UnivapSão José dos CamposSebrae SPCIESPUnivapParceirosACI SJCACI SP


2000 - 2014 | EmpresasVALE® - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por: Sites&Cia