Colunistas: Leila Navarro
O Melhor profissional para se contratar
Todos querem trabalhar numa excelente corporação.
Todos querem estar nas 'Melhores Empresas Para Se Trabalhar'.
O que nem todos captam, é que quem faz esta ou aquela empresa ser uma organização bem quista por todos, são as pessoas. São os funcionários, os capitais humanos que faz com que uma empresa cresça e se multiplique em seu nicho mercadológico. Logo, o que faz uma empresa ser melhor para se trabalhar é a própria pessoa que nela atua.
Várias pessoas têm conversado comigo, seja após minhas palestras, seja quando me contratam para ministrá-las, e me perguntam quais habilidades esses profissionais devem ter para fazer de qualquer organização, uma empresa melhor. Como estou sempre observando o ambiente onde me encontro, para identificar tendências e analisar como é o comportamento das pessoas, pude perceber quais são as necessidades das organizações, e quais são os profissionais que estão um passo a frente dos demais.
Procurei sintetizar o que observei para poder compartilhar com você um pouco dessas habilidades, que, creio, são imprescindíveis. Noto que essas habilidades fazem parte das pessoas que possuem um perfil empreendedor. Nas minhas palestras, costumo dizer que, se eu fizesse parte dos Recursos Humanos de uma empresa, somente contrataria uma pessoa que tivesse brilho nos olhos, uma "cara de orgasmo", ou seja, que fosse cheia de vitalidade, de energia, que não vê a hora de arregaçar as mangas e começar a fazer aquilo que ela tem de melhor, porque ela tem consciência do que pode agregar e o que pode fazer de diferente em seu ambiente profissional.
Além desse brilho único no olhar e da consciência da relevância que ela tem no que faz, eu destaco ainda outras habilidades:
- Integridade e Coerência em conseguir que as pessoas se comprometam com ela e que gostem de cooperar.
- Flexibilidade para lidar com imprevistos e conseguir contorná-los.
- Autoconfiança e Autoconhecimento são importantes para sua segurança em tomar decisões e assumir riscos.
- Intuição para ajudar a desenvolver ainda mais a capacidade criativa e a agir quando o tempo é escasso.
- Capacidade crítica para analisar dados, informações, circunstâncias e ações, ajudando na tomada de decisões.
- Iniciativa para tornar reais as boas idéias e para agir com velocidade e inovação.
- Compreensão da cultura da companhia e de todos que fazem parte dela.
- Bom relacionamento com a hierarquia, colegas de trabalho, clientes e fornecedores.
- Liderança e empatia para trabalhar em equipe, para interpretar o comportamento das pessoas que estão próximas e encorajá-las a expressar suas idéias, sentimentos e opiniões.
- Visão de negócio, para não desperdiçar oportunidades.
- Capacidade de comunicação e de negociação, fundamentais para conseguir realizar acordos em qualquer área de atuação.
- Capacidade de aprendizagem e de desenvolvimento pessoal para estar sempre disposto a iniciar novas tarefas e buscar novos enfoques para as ações realizadas no trabalho.
- Autocontrole e gestão das emoções para controlar as situações difíceis que surgem diante de pressões, cobranças, estresse e hostilidade.
Um profissional deve analisar quais destas características estão presentes em suas ações, e verificar os momentos em que elas se sobressaem. Deve observar e avaliar seu comportamento, para investir, desenvolver e potencializar as habilidades que não estão muito presente no seu dia-a-dia.
Assim tanto profissional como empresa, terão uma atuação máxima, e a empresa melhor para se trabalhar terá essa classificação, pois possuirá os melhores profissionais para se contratar.
Contato para palestras: eduardo@publiweb.com.br
Site: www.leilanavarro.com.br
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