Colunista: Charles Magalhães
Lições de Gestão do “Sô Neneco”
Olhe bem para seus funcionários. O que você vê? Custos? Oportunismo? Desânimo? Incompetência? Pessoas que não podem desenvolver nenhuma atividade sem uma inspeção? Devem ser tratadas com rédeas curtas? Preguiçosos?
Fui recentemente na casa de meu avô, que reside numa pequena cidade de pouco mais de 3.700 habitantes, e tive o prazer de ouvir suas sábias palavras sobre gestão de pessoas. “Sô Neneco”, como é conhecido, falou durante algumas horas sobre lições de vida que podem valer mais do que muitos cursos que existem por aí.
“Pague bem seus funcionários que eles renderão mais no trabalho, um funcionário satisfeito rende mais”. Sábias suas palavras que nos mostram a importância de uma boa remuneração para as pessoas mais importantes na empresa, pois são elas quem atenderão bem os clientes, quem produzirão o produto e o entregará no prazo e, consequentemente, trarão lucros.
“Olha meu filho, nunca destrate um funcionário seu, porque ele é como qualquer um de nós, não é porque é funcionário que vale menos, se destratar ele vai embora.” Como está o clima no ambiente de trabalho da sua empresa? É importante verificar o nível de satisfação para gerar alternativas para melhoria da satisfação das pessoas, proporcionando assim um ambiente mais favorável à criatividade e inovação. “Olha só, o funcionário passa mais tempo na empresa do que com a mulher dele”. Um clima favorável é importante e contribui para que as pessoas permaneçam na empresa por mais tempo, pois esta é a sua “segunda casa”.
“Antes de fazer qualquer coisa com alguém, pense como se você fosse a pessoa. Se você não gostar que fosse feito a você, não faça”. Isto se chama empatia! Quando nos colocamos no lugar do outro, podemos perceber como a pessoa se sente em determinada situação, e esta se sentirá a vontade para conversar. Esta característica pode ser desenvolvida por qualquer pessoa, basta ter disposição para pensar um pouco no outro.
“Olha só, eu nunca na minha vida fiquei devendo alguém! Sempre juntei o dinheiro para comprar o que eu queria e paguei a vista. Tenho meu dinheirinho no banco, mas o bom mesmo é comprar terra”. Quantos empresários gastam o que devem e o que não devem para que as pessoas tenham uma visão de que ele tem dinheiro? Quantos não estão devendo fornecedores, bancos, o governo e não abaixam seu padrão de vida? Esta atitude pode comprometer seriamente as finanças da organização e colocar a perder tudo o que se construiu durante anos de trabalho.
Tirei uma lição importantíssima desta visita a meu avô, o “Sô Neneco”: Nunca deixar de ouvir as pessoas, elas sempre tem algo a nos ensinar.
Contatos através do e-mail: charlesmagalhaes@essentiali.com.br
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