Qual a empresa?
Categorias mais buscadas: ver todas as categorias

Colunista: Charles Magalhães

Liderando a partir do meio

O senso comum nos diz que a força motriz por trás do sucesso corporativo e a pessoa abençoada pelo poder de transformar uma companhia é o CEO (Chief Executive Officer). Mas será que, sozinho, ele consegue bater as metas estipuladas, aumentar o valor de mercado de uma empresa e ainda abrir novos mercados de atuação?

Todo mundo sabe que é preciso contar com toda a organização para construir o valor de uma empresa, seja por vendas, lucro ou participação de mercado, mas ainda não captamos o que significa esta verdade simples.

Os pensadores da média gerência, líderes não eleitos, criam a verdadeira mudança, são tecnicamente competentes e orientados pelas pessoas, flexíveis, loucos por resultados, mestres em motivação e doidos por quebrar regras. Muitos destes estão na faixa entre 25 e 40 anos, composto por um terço de mulheres.

A verdadeira liderança decorre da energia da co-criação - a dança energética entre os executivos do topo e os gestores do dia-a-dia. Os executivos do topo são responsáveis pelas diretrizes da empresa, enquanto que os líderes de equipe compreendem os detalhes e como levá-las a diante, desempenhando um papel de transformação corporativa.

Vemos cada vez mais em grandes companhias os líderes de projeção local (e do médio escalão) tornando-se gerentes modestos e dedicados, sem fanfarras e longe dos holofotes, realizando silenciosamente as coisas certas para si, para seus colegas e para suas companhias. Este sim é o triunfo do caráter sobre o carisma.

Estamos na vez dos gerentes recém empossados; líderes espirituais; gestores do escalão do meio; co-inspiradores; agentes de mudança; líderes de equipe; empreendedores; consultores e treinadores de executivos, que saem das sombras e abraçam a missão de transformação.

Um sistema vindo de cima para baixo (Top-Down) não pode impor uma cultura de valores, pois estes baseiam-se em uma dimensão espiritual. Somente as pessoas podem criar um deslocamento na consciência corporativa e é somente delas que nasce a verdade e a coragem (de baixo para cima). Como mudar este comportamento e incentivar as pessoas, inclusive o líder de média gerência, à execução?

Promove-se a mudança conhecendo as pessoas, levando as tarefas necessárias à execução, tornando-as comprometidas com o “negócio”. Esta liderança silenciosa (e modesta) que alguns gerentes exercem é mais persuasiva e mais efetiva do que a liderança arrojada e heróica que associamos aos gestores do topo.


Contatos através do e-mail: charlesmagalhaes@essentiali.com.br
Site: www.essentiali.com.br

Voltar

Coloque sua empresa na internet! Hot Sites EmpresasVALE
ApoioIncubadora Tecnológica UnivapSão José dos CamposSebrae SPCIESPUnivapParceirosACI SJCACI SP


2000 - 2014 | EmpresasVALE® - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por: Sites&Cia