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Colunistas: Vagner Molina

10 passos para o Sucesso no Varejo

O Varejo não pode simplesmente introduzir um novo produto no mercado sem descobrir e atender às expectativas do consumidor

No cenário atual do varejo, por meio dos instrumentos de promoção, os consumidores estão mais conscientes e informados, buscando a satisfação de imagens e mensagens transmitidas pelo produto. Sendo assim, aprendem a comprar por absorção de experiências próprias, tornando o processo de consumo mais exigente.

Mas o que é preciso para ter sucesso no Varejo, já que os consumidores têm perfis e preferências diferentes?

O Varejo não pode simplesmente introduzir um novo produto no mercado sem descobrir e atender às expectativas do consumidor. É necessário que tenha total dedicação, desde a inserção dos produtos no mercado até o pós-venda.

A seguir são apresentados 10 passos, científicos e não dogmáticos, para o sucesso no varejo:

1 - Preço: não é ter somente o melhor preço ou ser inferior ao do concorrente. Um preço muito baixo pode levantar uma certa suspeita em relação ao produto. Condições de pagamentos melhores, “jogo de cintura” no momento da negociação com o consumidor, discernimento para a aplicação da prática dos melhores preços para os respectivos públicos-alvos são essenciais para atrair o consumidor.

2 - Localização: deve estar de acordo com as características do público-alvo e necessidades da região, levando em consideração não só os aspectos qualitativos, mas também de modelagem quantitativa.

3 - Layout: a preocupação com a maximização da conveniência para o cliente na hora da compra, oferecendo facilidade de fluxo de pessoas e mercadorias e conforto e segurança, pode representar pontos fundamentais na distribuição dos espaços dentro da loja.

4 - Exposição / Promoção: a comunicação ao mercado de um novo produto, por meio de ações de mídia, mala-direta, tablóide, entre outros, pode trazer um retorno eficaz, uma vez que o Ponto de Venda é uma mídia, um espaço em branco, que pode ambientalizar uma situação.

5 - Produtos: a inserção de tipos de produtos com marcas de acordo com as expectativas do público-alvo da loja pode representar um fator de sucesso. A linha de produtos deve ser suficientemente ampla e limitada para possibilitar a gestão.

6 - Serviços: o consumidor procura comodidade e facilidade na hora de adquirir um produto. Serviços diferenciados como horários de funcionamento, estacionamento próprio, serviços para pessoas com perfis especiais, entregas em domicílio, cartões de créditos próprios, garantias, entre outros, agregam valor no processo de escolha do local de compra.

7 - Atendimento: após o despertar do interesse e atenção do consumidor, é necessário que o atendente possua pleno conhecimento sobre o produto, sabendo transmitir total confiança no que está oferecendo e não deixando transparecer suas insatisfações pessoais. O atendimento não é importante somente na venda, mas também para a pós-venda, e pode representar a verdadeira expressão do sinônimo de paixão, uma palavra pouco abordada, porém muito útil, na operação varejista.

8 - Atributos: além dos atributos intrínsecos (marca, embalagem, entre outros), os atributos extrínsecos, como aromas e sons em ambiente de lojas, visuais matéricos em gôndola e demonstração e degustação proporcionam ao consumidor prazer e satisfação, despertando interesse na hora da compra.

9 - Informação: além de ser essencial no processo de decisão, um trabalho de coleta de dados (processo para gerar a informação), quando é realizado de forma adequada, faz com que o varejista conheça, minuciosamente, o perfil do seu consumidor, facilitando a relação de troca no momento do atendimento das preferências e expectativas de cada um.

10 - Definição de Marketing: após a avaliação dos itens anteriormente comentados, percebesse a explanação da verdadeira definição de Marketing: compreender o cliente tão bem que a venda se faça por si só.

Sucesso!

Contatos através do e-mail: vagner@vagnermolina.eti.br
Site: www.vagnermolina.eti.br

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