Colunista
Geração Z: seria uma oportunidade para novos gestores?
Eles estão chegando. E estão chegando bem depressa. São os garotos e garotas da chamada Geração Z, aquela do pessoal que nasceu, mais ou menos, a partir de 1994.
Os representantes da primeira fornada completam 18 anos em 2012. E muitos já têm um primeiro emprego garantido, especialmente nas áreas de comunicação e tecnologia
Quem os conhece sabe de suas incríveis habilidades. São rápidos, intuitivos, inovadores e têm os dispositivos digitais como uma espécie de sentido adicional.
Muitos sabem muito bem dos problemas ambientais que afligem o planeta. Por isso, desenvolveram uma consciência crítica acerca do consumo.
No entanto, essa turma potencializa alguns dos principais defeitos já encontrados nas últimas fileiras da Geração Y, na qual falamos neste post.
São excessivamente individualistas e, não raro, se perdem na arrogância. Nem sempre são comprometidos com as empresas e, muitas vezes, encontram dificuldades para lidar com a opinião divergente.
Esse grupo cresceu super protegido e nem sempre foi capaz de compreender a natureza dos limites. Quando ouvem negativas, frustram-se tremendamente e se recolhem absolutamente indignados.
Muitas empresas já reportam casos desse tipo. Têm programadores, web designers ou profissionais de criação que se desempenham muito bem no campo técnico. No entanto, relutam em participar de ações cooperativas e, com frequência, mostram-se emburrados depois que são corrigidos ou admoestados.
Isso quer dizer que muitos vivem, na empresa, os dramas da imaturidade. Esse é um problema que vai afetar radicalmente os BRICS, onde é grande a demanda por mão de obra jovem e especializada.
Já que não há o recurso ao castigo e à advertência no boletim, os novos gestores terão que conhecer mais de psicologia e de administração de recursos humanos para desenvolver e reter esses talentos.
Abre-se, portanto, um excelente campo de trabalho para educadores, consultores, coaches e líderes motivadores/ conciliadores. Pense, portanto, em como transformar essa crise anunciada em oportunidade de ouro. Talvez esteja se abrindo, agora, o horizonte de uma nova cultura corporativa, mais humana, mais participativa e mais focada na sustentabilidade.
Contatos através do e-mail: julio@carlosjulio.com.br
Site: www.carlosjulio.com.br
Voltar