Colunistas
O que o Carnaval ensina à gestão?
Em artigo recente, teci alguns comentários sobre o que considero o “bom jeitinho” brasileiro, aquele associado à criatividade e à capacidade de improvisar em situações difíceis.
Todos os anos, testemunhamos pela televisão situações dessa natureza nos desfiles de Carnaval. E nos espantamos com as soluções de última hora dos sambistas.
Foi o caso da escola paulistana Tom Maior, que sofreu com um problema sério justamente em seu primeiro carro.
Para garantir o desfile, conseguiram mover a enorme alegoria com duas empilhadeiras, que se movimentavam de ré, mais o esforço de dezenas de foliões que se converteram em trabalhadores braçais.
É o imponderável. Imprevistos desse tipo podem ocorrer. E, sem dúvida, esse jeitinho pode constituir soluções.
Ok, tudo isso já foi dito. Qual é então a novidade? Seja num desfile de Carnaval ou na gestão corporativa, o “jeitinho” nunca pode ser a norma.
E mais: ser capaz de resolver as coisas no “jeitinho” jamais deve ser desculpa para falhas de planejamento.
No desfile do Rio de Janeiro, por exemplo, o Salgueiro foi espetacular e empolgou demais o público presente no sambódromo.
No entanto, teve problemas em três de seus carros. Por excesso de peso, o abre-alas apresentou falhas na embreagem e soltou bastante fumaça na avenida. Até o bombeiros foram vistoriar a alegoria.
Outro carro teve problemas na iluminação e um terceiro ameaçou enguiçar na dispersão, também soltando muita fumaça.
Ora, esses problemas, resultantes de problemas de planejamento, podem simplesmente tirar pontos preciosos da escola e impedi-la de conquistar o tão sonhado título.
São excelentes lições para o mundo da gestão. Sim, em alguns momentos, podemos e devemos improvisar. É o que garante, na última hora, um bom negócio ou uma promoção profissional.
No entanto, a criatividade jamais deve substituir o planejamento e o capricho na atividade organizacional, seja ela associada a produtos ou serviços.
Reduza, pois, as chances do imponderável. Não dê sorte ao azar. Esteja precavido e use o jeitinho para dar charme e elegância ao que já é perfeito.
Afinal, a teoria, na prática, funciona!
Contatos através do e-mail: julio@carlosjulio.com.br
Site: www.carlosjulio.com.br
Voltar