Colunista
O que você quer mesmo?
Nada acontece sem que você deseje e faça por acontecer. A vida não lhe dá o que dela você não espera, é verdade, mas o que você quer mesmo?
Foco é saber o que quer, qual o objeto de sua próxima conquista. É preciso ter objetivos claros e condizentes com a realidade, possíveis de serem alcançados. Para cada objetivo, estabeleça o tempo em que espera conquistá-lo, e mantenha-o sempre na sua mira.
O grande segredo é ter menos objetivos em menos tempo do que ter muitos objetivos em muito tempo. Fácil: se você tem três grandes objetivos para o ano, que tal colocar um para cada quatro meses?
Estatísticas mostram que as pessoas menos efetivas são aquelas que estão sempre mudando seus objetivos antes de alcançá-los. É fácil perder o foco, e quem não o mantém, nada conquista. Uma pesquisa feita pela Franklin Covey, empresa norte-americana líder em treinamento e consultoria para o aumento da eficácia organizacional, mostra que, quando temos um objetivo claro, as chances de alcançá-lo são de 80%. Quando temos cinco objetivos simultâneos, as chances baixam para 35% de probabilidade de alcançarmos um dos cinco.
Temos que decidir hoje como vamos viver no futuro. Não acho que devemos abrir mão de viver o presente para preparar o futuro, afinal, este ainda não existe e tudo o que temos é o exato momento em que vivemos.
Porém, em termos de negócios, tempo conta sim. Tradição e passado também. Nossos relacionamentos, experiências, imagem e reputação é o que tornará o nosso trabalho no futuro mais fácil ou difícil. Construímos hoje o alicerce para os nossos futuros negócios e temos sim que nos preocupar com isso. O mercado não perdoará nossa falta de atenção e o nosso despreparo.
No final de tudo, os bons deixam as suas marcas nas empresas e mercados por onde passam. Afinal, como você gostaria de ser lembrado quando parar de trabalhar?
Contatos através do e-mail: julio@carlosjulio.com.br
Site: www.carlosjulio.com.br
Voltar