Colunistas: Marcelo Ortega
Papo de Vendas II
Nos dias de hoje, dada a competição exacerbada, sua empresa certamente tem um concorrente a altura. Por mais que você não queira ou que seu produto seja de fato o melhor, de nada vale, se o cliente não perceber isso.
As pessoas têm menos tempo para ouvir os discursos do vendedor, sem contar a resistência aos métodos antigos, de falar demais até cansar o cliente, ou ainda, induzir o cliente a comprar. Como a famosa técnica do sim: O senhor que ter qualidade de vida? A senhora quer mais saúde para seus filhos? Sua empresa quer ter o melhor e se destacar no mercado? Sim....sim...sim.
Os clientes de hoje são mais bem informados, conhecem o mercado, tem internet e o maior concorrente de qualquer negócio é o Google. Ninguém mais vai lhe ouvir se não fizer uma apresentação marcante e rápida. Despertando o interessem talvez você venda, por que abordagem não é convencimento, é preciso diferenciar sua proposta e torná-la única, desejável e útil.
Priorize seu atendimento, envolvimento com o cliente para que ele atinja o que espera, e especialmente, que a venda aconteça como fruto de uma negociação que os dois lados saem lucrando, o tal ganha-ganha.
O que eu vejo nestas andanças por todo o Brasil, é que muitos negócios padecem no desperdício dos descontos exagerados e da guerra de preços. Muitos processo de vendas são tão mal desenhados e administrados, que a empresa joga pelo ralo oportunidades de vender mais para cada cliente e ainda, faz muitas vendas com margens pequenas ou deficitárias.
Pense nisso e defina um novo modelo de vendas mais inteligente, consultivo e lucrativo.
Um abraço
Marcelo Ortega
Contatos através do e-mail: ortega@asasconsultores.com.br
Site: www.marceloortega.com
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