Colunistas: Regina Araújo
Você atrai pessoas Piquiras ou pessoas Salmão?
A piquira é um peixe do tamanho do dedo indicador, que lembra uma manjubinha.
Piquira, que quer dizer miúdo, é um pequeno peixe de superfície. A piquira é voraz e aparece em pequenos cardumes nas marés enchentes. Entre os meninos canelas-verdes, pescá-las com anzol de alfinete e isca de miolo de pão se constituía num excelente divertimento.
A pesca da piquira não é feita com anzol e minhocas desenvolveram-se uma técnica especial, diferente e única. Basta conseguir um pouco de ração de cachorro e pão velho. Os inusitados ingredientes devem ser misturados com um pouco de água até formar uma massa. Depois, basta fazer pequenas bolinhas na palma da mão e colocar sobre uma peneira. Em seguida, basta entrar no rio e afundar, na água, a peneira com as bolinhas de massa. Por cima dela, deve ser jogado um pouco de óleo usado, obtido em alguma lanchonete da redondeza. Em questão de segundos, as piquiras estarão mordiscando a isca. Basta levantar a peneira para ver dezenas delas. Todas saltitantes, tentando escapar do destino certo: a panela.
Em outubro os moradores locais contam que nem é preciso ter isca para apanhar as piquiras. Basta mergulhar um chapéu para conseguir um punhado delas. Essa época é a festa da criançada, que chegam a casa com sacos de plásticos cheios de piquiras.
Ao fritar as piquiras, devido a seu pequeno tamanho, não é necessário tirar seus espinhos ou cabeças. Basta dar uma lavada e passar na farinha antes de jogá-las em óleo quente.
Um peixinho insignificante e sem um sabor especial.
Em compensação temos o salmão!
O salmão é um grande peixe da família Salmonidae, que também inclui as trutas. Peculiar aos mares e rios europeus, é muito procurado pela sua apreciadíssima carne rosada, muito saborosa, e criado em aquacultura, especialmente a espécie Salmo salar.
Como fonte alimentar para os humanos, destaca-se por ter alto teor de ômega 3, gordura saudável e benéfica especialmente para o sistema cardio-vascular. O salmão é muito conhecido como o peixe do sashimi, pela sua grande finalidade de alimentar os seres humanos sendo servido cru, com nabo e shoyu. Os Japoneses são seus maiores apreciadores, embora a cultura tenha se espalhado muito.
As piquiras e os salmões são como pessoas.
As piquiras são aquelas pessoas que querem quantidade, nao se importam em sentimentos, espiritualidade e qualidades importantes no ser humano.
Estao ali para o que der e vier. Catam a todos, querem sair pra um programinha e se caso não colar com uma serve a amiga, a amiga da amiga, a vizinha e quem mais estiver por perto.
Existem muitas pessoas piquiras. Elas vêem aos montes!
Devemos nos preocupar em não atrair pessoas assim ao nosso lado, poderíamos fazer como os pescadores, eles jogam a rede e assim que aparece uma piquira imediatamente a recolhem a saem para outro local, preocupando-se sempre em ter paciência e tolerância para conseguir os melhores peixes. Nem sempre vêm um salmão mas vale a pena esperar e não se desesperar em sair pegando as “piquiras”.
Por que tanta gente aceita as piquiras na sua vida? Por que não seleciona a qualidade e deixa-se deliciar com a espera de um belo salmão, cheio de vitalidade, sabor e saúde?
Muitas vezes por carência e falta de amor próprio aceitamos piquiras e acaba virando um cardume, largamos uma piquira e lá vem outra, e mais uma, e outra...
A piquira é comida de uma única vez. As pessoas a consomem sem rituais apenas saciando a fome sem questionamentos é automático.
Nos magoamos com pessoas piquiras que não valem a pena e muito menos saciará nossa fome. Fome de amor de atenção, de carinho de sonhos de um relacionamento verdadeiro e duradouro. Nos boicotamos por não nos acharmos merecedores de pessoas salmão, nos contentamos com muitas piquiras que juntas não valem sequer um pequeno filé de salmão.
O salmao é consumido aos poucos, em pequenas fatias, existe um ritual especial para que possa ser apreciado aos poucos, com um bom vinho ou um suco especial.
O amor salmão é saudável, rico e cheio de surpresas agradáveis.
Nem sempre podemos consumi-lo por que é raro e muito caro, mas quando nos chega é um prêmio maravilhoso por nos sentirmos merecedores de um belo e rico salmão.
Merecemos sempre salmões, portanto devemos acreditar que o seu sabor tão requintado é realmente para nós. Somos merecedores de pessoas salmão.
Vamos de agora em diante usar de nosso melhor paladar, separar nossas louças requintadas, preparar as especiarias para o tempero, vestir nossa melhor roupa, selecionar um vinho da carta e finalmente abrir nosso coração para receber o salmão que será uma escolha para a eternidade.
Um brinde á sua sábia escolha. Parabéns!
Contatos pelo e-mail: reginaaraujo@reginaaraujo.com.br
Site: www.reginaaraujo.com.br
Voltar