Colunistas: Raúl Candeloro
A Bolsa e as 5 Forças de Porter
Michael Porter é, depois de Peter Drucker, provavelmente o pensador mais influente da área de gestão e administração de empresas. Logo, deveria ser leitura obrigatória de quem investe na Bolsa. Professor de Harvard, em 1979 ele desenvolveu o modelo das 5 forças para ajudar a entender a intensidade da concorrência e a atratividade de um mercado. Em mercados pouco atrativos a tendência é de lucro zero para os participantes. Ou seja, algo bastante preocupante para quem investe.
Quais são então essas 5 forças?
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Concorrentes: Aqui são analisados os concorrentes diretos no mercado em que a empresa atua e a intensidade dessa concorrência. Qual é a estratégia dos concorrentes em relação a preços, qualidade, atendimento, investimentos, crescimento, inovação? É um mercado super disputado, agressivo, com todo mundo tentando matar o outro, ou é mais ‘papai mamãe’, acomodado, onde todos se respeitam, existe uma divisão informal de espaços, regiões, etc.?
Exemplo: Uma análise do mercado de serviços bancários envolveria necessariamente Itaú x Bradesco x Santander x BB, como têm se comportado, metas, reações, etc.
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Fornecedores: Aqui analisamos o poder de barganha dos fornecedores. A empresa sendo analisada é refém de seus fornecedores ou tem alternativas? Os fornecedores são maiores ou menores do que ela? Os fornecedores dependem dela ou também têm outras opções? Como fornecedores também podemos incluir mão de obra, o que deixa a análise ainda mais interessante.
Exemplo: TAM e Gol, que dependem de apenas um único fornecedor de querosene para aviação. Construtoras, que estão com escassez de mão de obra qualificada tanto na ponta de construção (pedreiros) quanto na ponta de venda (corretores).
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Clientes: Neste item analisamos o poder de barganha dos clientes. A empresa sendo analisado é refém de algum cliente em especial ou de algum grupo de clientes? Os clientes são maiores ou menores do que ela? Os clientes dependem dela ou têm outras opções? A empresa atua em vários nichos de mercado ou depende de um grande setor/segmento?
Exemplo: Confab e Lupatech. Maior cliente: Petrobrás. Se a Petrobrás espirra, elas ficam gripadas também. Por mais que tentem diversificar, quantas opções de verdade têm? Mais ainda: estão procurando ativamente diversificar? (No exemplo dado, acima, a resposta seria ‘sim’, mas por enquanto com sucesso moderado).
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Substitutos: Existe propensão dos clientes trocarem os produtos/serviços da empresa por substitutos similares? Existe algo que ‘prenda’ o cliente à empresa, fazendo com que a troca seja onerosa, trabalhosa, complicada, ou é fácil trocar? Os produtos/serviços da empresa são diferenciados de alguma maneira dos produtos/serviços da concorrência?
Exemplo: Totvs. É um trabalho imenso e um mega investimento de tempo, energia e recursos uma empresa decidir implantar um ERP ou CRM, o que acaba de certa forma ‘prendendo’ os clientes com contratos e fees mensais, renovações, upgrades, etc.
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Novos entrantes: Novos entrantes: Existem concorrentes de fora, desse mesmo mercado ou não, com propensão a entrar neste mercado? Das 10 maiores empresas do mundo, quantas estão estabelecidas aqui? Quantas teriam probabilidade de vir? Quem mais poderia se interessar, por motivos estratégicos, por este mercado? Quais vantagens competitivas a empresa analisada tem em relação aos concorrentes e quais vantagens/competências os concorrentes poderiam usar para entrar nesse mercado?
Exemplo: Veja o que a Apple fez com a Nokia e Motorola. A Dell com IBM na parte de PCs. Google. O impacto que a Gol (que era uma empresa de transportes viários) provocou na Tam. A compra da Pilgrim’s Pride pela JBS.
Ao analisar cada um destes pontos, você pode ver forças e fraquezas da empresa e se ela está realmente num mercado interessante e promissor. Leva mais tempo uma análise destas, com certeza, mas é a forma correta de se tomar decisões do ponto de vista de atratividade mercadológica do mercado onde a empresa atua. Uma empresa num mercado atrativo, com uma liderança competente, comprada por um preço atrativo, é o caminho certo para aumentar suas chances de sucesso com investimentos de longo prazo.
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