Colunistas
Quem vai pagar esta dívida monumental?
O tema já foi devidamente explorado em meu livro
A Economia do Cedro, mas convém atualizar os dados.
A conceituada organização norte-americana
Global Footprint Network anunciou que, em
20 de agosto passado, ocorreu o chamado
“overshoot day”, que podemos traduzir como o “dia da sobrecarga”.
Isso significa que, em sete meses e vinte dias, os habitantes da Terra já esgotaram os recursos naturais que o planeta pode produzir em um ano, sem comprometer sua reposição.
Entramos, portanto, no “cheque especial” da natureza, com um débito alto. Quer dizer que até 31 de dezembro, viveremos todos de provisões super exploradas. Reduziremos o capital da Terra e, de quebra, produziremos mais CO2 e muito lixo não reciclável.
No anos 1980, o overshoot day ocorria em meados de novembro; na década seguinte, em outubro. Na década passada, o dia da exaustão se antecipou para setembro. E seguimos piorando. Em 2012, ocorreu em 23 agosto. Portanto, perdemos mais três dias na luta pela preservação do planeta.
Muitas sociedades do mundo desenvolvido queimam recursos que não são capazes de repor. Se os japoneses, por exemplo, consumissem somente os recursos produzidos no país, necessitariam de 7,1 territórios semelhantes ao que ocupam.
Se todas as pessoas do mundo vivessem como um cidadão médio dos EUA, seriam necessárias quatro Terras. Muitos países acumulam, portanto, uma “dívida ecológica” cada vez maior.
Não podemos, portanto, nos iludir com o bem-estar do nosso aqui e agora. Afinal, vivemos todos na mesma nave-mãe. E nossos filhos e netos precisarão dela para sobreviver.
Ainda acredito que seremos capazes de solucionar esses problemas e constituir um sistema sustentável, pois nunca tivemos tanto conhecimento e tecnologia.
Porém, pagar esta dívida é uma obrigação de todos. Portanto, atue sempre localmente, mas pense globalmente. Do seu hábito de consumo e do seu modelo de gestão depende o futuro da humanidade.
Afinal, a teoria, na prática, funciona!
Contatos através do e-mail: julio@carlosjulio.com.br
Site: www.carlosjulio.com.br
Voltar