Qual a empresa?
Categorias mais buscadas: ver todas as categorias

Colunista: Charles Magalhães

Redes Sociais e Gestão de Pessoas

Segundo o Wikipedia, uma rede social é uma estrutura social composta por pessoas ou organizações, conectadas por um ou vários tipos de relações, que partilham valores e objetivos comuns.
As redes sociais não são mais novidades em nossas vidas, existem inúmeras delas na internet e a cada dia surgem novas maneiras das pessoas se interagirem. Estamos inseridos em um mundo que vive em redes, não somente as virtuais. Mesmo uma empresa pode ser considerada uma rede social, pois são indivíduos se relacionando, partilhado valores e objetivos comuns.
Toda organização busca a melhoria dos processos de decisão baseados em sustentabilidade (sobrevivência) - capacidade de se renovar, percebendo as mudanças no ambiente e adaptando-se a elas. Uma empresa sustentável, portanto, é aquela que se adapta às novas realidades do mercado, inclui-se aqui os clientes. Os clientes, que vivem nestas redes, estão com o nível de exigência cada vez mais elevado e buscam informações através dos relacionamentos que constroem nestes espaços de convivência.

Eliminar as complexidades, tudo o que foge do padrão para a sobrevivência.
As empresas que possuem padrões de trabalho definidos e escritos são organizadas, estando as pessoas direcionadas por tais padrões. Esta forma de trabalho promove uma super especialização.
No entanto, estes padrões são engessados, determinando-se o que deve ser feito e executado pelas pessoas, não promove a inovação. Para que uma pessoa consiga aplicar uma idéia, por exemplo, deve levá-la ao seu gerente, que por sua vez leva ao diretor, que aprova ou não a idéia. Vários documentos, ligações e e-mails foram repassados neste meio tempo, perdendo-se produtividade e agilidade. O mundo necessita de idéias mais rápidas para ganhar competitividade e esta estrutura de hierarquização atrasa as tomadas de decisões.
Para aumentar a capacidade de aprendizagem de uma empresa, deveríamos aproveitar a capacidade de TODAS as pessoas que estão inseridas nela para captar as percepções que elas possuem sobre o mundo.
As empresas não inovam e sim as pessoas, portanto, para criar uma empresa criativa, deve-se promover a inteiração, desta forma, nada melhor do que utilizar as redes como um canal para o desenvolvimento.

Uma idéia que sai do coletivo tem muito mais valor que uma idéia que sai do individual. A co-criação é uma forma de promover a inovação na empresa, envolvendo os clientes, parceiros e fornecedores para desenvolver seus produtos.
Se a finalidade básica da empresa é atender as necessidades e desejos dos clientes, porque não promover esta inteiração com os mesmos através das redes nas quais estes indivíduos estão inseridos?
As pessoas tem a necessidade de dividir experiências para gerar conhecimento.

"Ninguem muda se não mudar o seu viver e nenhuma empresa muda se não mudar o seu conviver."

Não se deve proibir o uso de redes sociais, primeiro por ser inútil nos dias de hoje. Em 2014, metade da população brasieira utilizará smartphones. Não existe motivo para a empresa gastar inúmeros recursos financeiros e de pessoal para realizar estes controle de uso destas redes sociais.

É necessário quebrar a velha estrutura hierárquica, buscando assim criar um novo organismo vivo composto por super cérebro.

A economia do compartilhamento. Não mais criar um produto e comunicar com seu target. como podemoas aplicar o conceito da abundância no que já é tangível? Ex:80% do tempo seu veículo está parado. Criou-se um sistema de compartilhamento de veículo, onde o proprietário recebe por isto.
Redes são pessoas conversando e formadas em qualquer nível da organização. O que fazer com isto? Transforme as redes em gestão de pessoas para melhoria das informações que circulam na organização.


Contatos através do e-mail: charlesmagalhaes@essentiali.com.br
Site: www.essentiali.com.br

Voltar

Coloque sua empresa na internet! Hot Sites EmpresasVALE
ApoioIncubadora Tecnológica UnivapSão José dos CamposSebrae SPCIESPUnivapParceirosACI SJCACI SP


2000 - 2014 | EmpresasVALE® - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por: Sites&Cia