Colunistas: Regina Araújo
Você é o produto! - Marketing Pessoal
Não importa o quão desesperado você esteja, o dia só vem depois da noite. Tudo tem seu tempo certo, saber esperar com tranqüilidade é a maior de todas as virtudes e a que causa menos stress.
Redes de Relacionamento garantem Sucesso na Vida Pessoal e no Trabalho!
Num mundo globalizado onde a mudança é a única certeza que temos, é importante constatar o número enorme de pessoas que possuem inúmeras qualificações e continuam desempregadas.
O que me motivou a criar esta matéria foi a quantidade de alunos que se lamentam por não conseguir entender por que alguns amigos nem tão brilhantes, que possuem menos conhecimentos que eles e que se esforçaram na faculdade bem menos, alcançaram vôos bem maiores, e eles com todo seu esforço e boa vontade continuam amargando a estatística dos desempregados ou empregados mais mortos de fome. "Só ganho para pagar minhas contas" é o que mais ouvimos nos dias atuais, quando não é ainda pior, "Estou com o nome no Serasa, SPC e sou muito honesto professora, mas é impossível viver com o que ganho".
O que fazer?
Pensando nestes alunos, tão desesperados quanto à maioria dos brasileiros, foi que tomei a atitude de montar um curso onde abordo pontos que normalmente não costumamos colocar no jogo da vida.
As escolas ensinam as pessoas como serem ótimos professores, dentistas, advogados, arquitetos e por ai vai. Esquecem de ensinar como VENDER este profissional no mercado. O produto mais importante é: VOCÊ!
"Muito em breve as empresas competirão entre si, não em decorrência de novos clientes, e sim de profissionais competentes”.
O que diferencia os profissionais de sucesso dos outros?
A chave de qualquer campanha de promoção é o “boca a boca”, portanto o que você deverá buscar para começar o seu marketing pessoal é exatamente isso. Ganham mais, aqueles que têm mais conhecimentos, amigos, relacionamentos e jogo de cintura.
Vamos lá, vou listar algumas dicas para elaborar seu networking e melhorar seu marketing pessoal:
a-) Como está o "meu" boca a boca?
b-) Onde encontrá-lo?
c-) O que as pessoas estão dizendo de você?
d-) Como posso alimentar minha rede de relacionamentos?
e-) Onde andam meus velhos amigos? O que fazem hoje?
f-) Onde estão os eventos que me interessam?
g-) Qual o capital que disponho para agilizar meu networking?
h-) Como criar minha agenda e arquivo pessoal do networking?
i-) Como aliar o e-mail para vender o "meu" produto?
Rede de Oportunidades:
Você já deve ter descoberto que as grandes oportunidades não são divulgadas nos meios de comunicação. Como ser informado sobre oportunidades? Criando aliados em pontos estratégicos, transformando seus contatos em pessoas de escuta, que saberão reconhecer oportunidades para você.
No entanto, ninguém trabalha de graça ou só pelos seus lindos olhos azuis. Crie a lei da reciprocidade, mas nem só de presentes se cria um bom contexto de reciprocidade. Pequenos gestos de atenção, informação, concessões, singelos favores ou serviços, ás vezes, se tornam mais interessantes, criando uma relação de camaradagem.
Saiba reconhecer as oportunidades que estão lhe sendo criadas, agradecendo, enviando e-mails, cartões, mensagens, uma canetinha com seu nome e número de telefone, um chaveirinho, telefonemas, chamando para um jantar em sua casa, apresentando-lhe para novos amigos.
As pessoas só se interessam por alguém que lhe seja conveniente.
É forte? Porém verdadeiro.
Ninguém quer ao seu lado pessoas derrotadas que vivem se lamentando.
O fato de estar desempregado e andar reclamando para os quatro ventos não irá necessariamente te arranjar um emprego.
Poderá sim te deixar cada dia mais distante do que você almeja.
Contatos pelo e-mail: reginaaraujo@reginaaraujo.com.br
Site: www.reginaaraujo.com.br
Voltar