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Colunistas: Raúl Candeloro

Decálogo do cliente 4: Significado

Você sabia que 75% dos novos produtos, serviços e negócios fracassam? Para que sua empresa não faça parte dessa estatística, é preciso fazer alguns ajustes, estudar e principalmente aplicar a teoria de forma inteligente para que a prática seja sinônimo de bons resultados.

De todos esses fracassos, muitos deles são causados por erros primários de marketing. Hoje os conceitos de marketing e publicidade se confundem nas empresas, e isso faz com que a estatística dos 75% piore ainda mais. A publicidade é apenas uma das preocupações do marketing. Não podemos nos esquecer que ele é fundamentado em seus 4Ps: produto; preço; praça; promoção.

E por que os gerentes/diretores de marketing não estão se preocupando mais com os outros 3Ps? O que vemos nas empresas hoje, é que existe um responsável pelo desenvolvimento do produto, outro responsável por definir o preço a ser cobrado, outro responsável por vender o produto. Os Ps brigaram e se separaram! No final das contas, o que acontece é que as empresas esquecem o SIGNIFICADO que aquela compra tem para o cliente.

Philip Kotler, uma das maiores referências em marketing da atualidade, mostra em seu livro Os 10 Pecados Mortais do Marketing (Editora Campus) alguns dos maiores erros em marketing que estão sendo cometidos por muitas empresas. Confira se a sua empresa não é uma delas e, se for, não se desespere. Para tudo há solução. Desde que você aja rapidamente!

Pecado 1 – A empresa não é focada no marketing e orientada para o cliente: Uma empresa precisa entender que para sobreviver precisa estar voltada para as necessidades e desejos dos clientes.

Pecado 2– A empresa não entende seu público-alvo: Uma empresa que não tem conhecimento do seu público-alvo utiliza seus recursos de maneira errada. Gasta desnecessariamente divulgando seu produto/serviço para todos, mesmo que ele só sirva para alguns. Os investimentos aumentam, o retorno e as vendas caem.

Pecado 3 – A empresa não monitora os concorrentes: Quanto antes você identificar um possível ataque, mais fácil será para você se proteger.

Pecado 4 – A empresa gerencia mal sua relação com parceiros: Muitas empresas esquecem de tratar bem seus parceiros: seus funcionários, seus fornecedores, distribuidores (ou revendedores) e seus investidores.

Pecado 5 – A empresa não é boa em encontrar novas oportunidades: Fique atento às oportunidades que aparecem para a sua empresa. Se as boas não baterem a sua porta, vá buscá-las ou criá-las. (Veja nosso editorial do mês passado sobre Inovação).

Pecado 6 – O processo de planejamento de marketing da sua empresa é deficiente: Ter um plano de marketing eficiente pode ajudar a sua empresa a lidar com situações inesperadas e a tomar decisões mais rapidamente – o que é pode ser uma grande vantagem.

Pecado 7 – As políticas de produto e serviço da sua empresa precisam de ajustes: A empresa deve ser capaz de identificar rapidamente produtos de fraco desempenho para ajustá-los ou eliminá-los.

Pecado 8 – Os esforços da comunicação e de construção de marcas da empresa é fraco: Os clientes potenciais não conhecem sua marca ou não a diferenciam dos concorrentes.

Pecado 9 – A empresa não está adequadamente organizada para a prática do marketing: Esse pecado é mais fácil de identificar: se mais de um dos pecados acima descritos estão sendo cometidos, então a empresa provavelmente não está adequadamente organizada para a prática do marketing.

Pecado 10– A empresa não usa ao máximo a tecnologia disponível: Nos dias de hoje, não dá para aceitar uma empresa que usa pouco a internet, cujo sistema de automação da força de vendas é defasado, sem cadastro de clientes e que não tenha investimentos para tecnologia predeterminados no orçamento mensal/anual.

Ao rever essa lista, fica claro como é fácil sucumbir às armadilhas mais comuns do marketing. Felizmente, evitá-las é possível. Basta sempre lembrar-se das quatro principais funções do marketing (os 4Ps): criar, precificar, divulgar e distribuir. Mas sempre levando em conta o que aquela compra significa para o cliente, porque ela é importante na sua vida.

Abraço de pequeno gigante,

Raul Candeloro


Contatos através do e-mail: raul@vendamais.com.br
Site: www.vendamais.com.br

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