Colunistas
Silêncio de Liquidificador
Hoje em dia, muitos falam sobre ela, um tema que se preserva extremamente atual e envolve todas as áreas da vida:a comunicação.
Atualmente, é muito comum assistir o ser humano cada vez mais silencioso, tratando seus relacionamentos através de redes sociais da internet.
Em quaisquer grupos sociais, existem falhas na comunicação.Nas empresas, gestores esboçam a dificuldade em se comunicar nas reuniões, motivar e desenvolver suas equipes. Diante de todo o cenário corporativo mundial, as exigências pela qualificação do trabalhador crescem muito. Afinal, a imagem da empresa é construída, dentre outros fatores, sobretudo, com o que é repassado aos clientes pelos próprios funcionários.
A fonoaudiologia empresarial diz que a comunicação é uma das principais habilidades para conquistar melhores posições no plano político, econômico e social. Nesse sentido, a comunicação eficaz é a principal ferramenta entre clientes, fornecedores, parceiros e equipe nos processos de negociações e resoluções.
Tanto na vida pessoal quanto profissional, a comunicação é a chave para estabelecermos pontes entre as gerações e melhorar os relacionamentos! Outrora, esta poderosa aliada está sendo desvalorizada e mal aplicada.
O fato é que muitas pessoas estão com dificuldades na área da comunicação.Existem até que aquelas que são muito comunicadoras, mas só abrem a boca imprudentemente, excercendo uma comunicação ineficiente.
Uma descrição que eu considero muito verdadeira e partilho é que a comunicação é um processo de passar informação e compreensão de uma pessoa para outra. Se não houver compreensão não houve comunicação.
É muito importante lembrar que somos únicos e resultados de uma história singular, com um processo contínuo de desenvolvimento da comunicação que desde nossa infância recebeu forte influência.
Geralmente, as reações em uma comunicação são muito parecidas com as reações das pessoas com as quais crescemos, atravésda influência do tom da voz, velocidade da fala, do vocabulário e de gestos dos pais, educadores e pessoas que nos lideraram, enquanto éramos crianças.
E, com o passar do tempo, convivemos com culturas e raças que também nos influenciam. Até quando nos tornamos adultos (presente), nem sempre nos comunicamos como gostaríamos, percebemos que ora nossa comunicação atinge bons resultados, ora não.
As falhas de comunicação implicam em perder negócios, atrapalhar o relacionamento profissional e pessoal, prejudicar a felicidade e prosperidade, dificultar o desenvolvimento cognitivo e psicológico das crianças na escola, diminuir ou dificultar o amor e a satisfação na família e com os amigos.
Estudos neurológicos atestam que a fala provém diretamente da atividade cortical, sendo uma prática consciente. Todavia, essa mesma atividade cortical exterioriza aspectos do insconsciente e da subjetividade de cada pessoa. As fronteiras entre a consciência e inconsciência, o racional e emocional se misturam durante a comunicação.
Por isso, é super relevante compreender o quanto é o grau da consciência sobre a sua forma de se comunicar, pois ele pode interferir em sua vida pessoal e profissional.
Quanto mais focada e consciente a sua comunicação for, mais ela atingirá os seus objetivos. Um exemplo disso é alta intensidade da voz durante uma reunião. Nessa situação, a pessoa utiliza de alta voz sem ter consciência dos efeitos negativos repercutidos em seu trabalho, por isso ela não nunca mudará o comportamento inadequado. Somente quando o indivíduo adquire a consciência dos efeitos de uma comunicação ruim,torna-se possível ele dispôr-se a modificar sua forma de se comunicar.
A consciência é um facilitador para o processo de mudança. Portanto, para que a comunicação se torne efetiva, é necessária a consciência da inabilidade.
Pesquisas atestam que emqualquer diálogo, a expressão corporal tem 55%, a voz 38% e a palavra 7 % de importânciano processo de comunicação. Por isso, é possível transmitir uma informação completa só com a expressão corporal!
É importante perceber e sentir como você fica com seu corpo quando você se comunica. Muitas vezes, ele conversa com as pessoas e você nem percebe...É fato que tudo pede esclarecimento e confirmação e no final das contas, terá que ser dito o que foi comunicado não-verbalmente. Favoravelmente, existem situações e companhias que confortam a pessoa, a ponto de que ela se sinta mais segura, sabendo o que deve falar e com os pensamentos totalmente alinhados às suas palavras. Por outro lado, é cada vez mais comum que, em outras situações, “dá um branco” e parece que tudo o que se pensou e planejou não flue na fala, na voz, nos gestos e na comunicação como um todo. Às vezes, pessoas querem ser claras e objetivas e quando percebem são prolixas ou repetitivas. Outras vezes, querem ter uma longa conversa, mas as palavras desaparecem e ficam borbulhando nos pensamentos, fazendo uma barulho ensurdecedor, como um silêncio de liquidificador.
Não desenvolva este tipo de silêncio, comunique a sua voz interna! E, se você possui algumas destas dificuldades, é importante tratá-las, corrijir suas falhas e aprimorar a comunicação. Afinal, existem três necessidade básicas do ser humano, entre elas, falar e ser ouvido na essência. Contribua para a evolução dos relacionamentos para um futuro mais compreensivo e menos conflitivo. Comunique-se melhor!
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