Colunistas - Sílvia Rocha
Finalize sua obra com estilo
Uma opção econômica na hora do acabamento é a textura de parede, que está presente no mercado há vários anos.
Com esse recurso pode-se simular madeira, tijolo, mármore, palha e até mesmo paisagens.
“Texturas, pedras e fibras são muito mais do que recursos meramente decorativos: são também úteis. A textura é um revestimento que serve para embelezar, proteger e corrigir pequenos defeitos estruturais”, explica o arquiteto Fabio Rocha.
Mais versáteis e menos trabalhosas na aplicação, as texturas podem substituir azulejos antigos e ainda segurar a umidade. Em comparação, as paredes de pedras têm como principal trunfo ajudar no isolamento térmico, pois aumentam a espessura da fachada, diminuindo a transmissão do calor – o que não ocorre com a simples aplicação de tintas.
Se o problema é a propagação do som, as fibras são uma opção intermediária, pois absorvem melhor o som do que paredes lisas, ainda que não cheguem ao patamar de materiais específicos para essa função, como a lã de vidro e outras espumas.
Há ainda alguns recursos simples de iluminação que valorizam os acabamentos. Segundo Fabio Rocha,
“nos ambientes internos podem ser utilizadas as luminárias tipo spot, que ficam embutidas, direcionando-as para as paredes texturizadas. Nas áreas externas, o ideal é instalar os pontos de luz no chão, iluminando de baixo para cima as paredes que se deseja salientar”.
O uso das cores
A escolha das cores depende muito das preferências pessoais e características do ambiente. No entanto, uma boa escolha pode disfarçar problemas ou destacar pontos fortes: para “elevar” o teto, pinte-o com uma cor mais clara que a das paredes; se você quiser alongar um ambiente quadrado, a sugestão é que se aplique uma cor mais escura em duas paredes opostas.
Para o arquiteto Fabio Rocha,
“em residências o seu bem-estar deve estar acima de qualquer modismo ou crença. Já nos espaços empresariais, a adequação dos ambientes à imagem corporativa deve ser a principal preocupação, e as cores são largamente utilizadas em estratégias para divulgação e fidelização da marca”.
Contatos através do e-mail: silvia@fabiorochaarquitetura.com.br
Site: www.fabiorochaarquitetura.com.br
Voltar